quarta, 24 de abril de 2024
Rentabilidade com segurança

Operações estruturadas se convertem em opção na bolsa para fugir do Risco-Brasil

Ao combinar duas ou mais ações, é possível fazer um investimento descorrelacionado ao Ibovespa

05 janeiro 2022 - 16h54Por Redação SpaceMoney

Em 2022, com o cenário nebuloso da economia brasileira, muitos investidores estão procurando estratégias e oportunidades na bolsa de valores para aumentar a rentabilidade de suas carteiras; sem, no entanto, correr grandes riscos. Afinal, todo mundo quer proteger seu patrimônio do famigerado “risco Brasil”, que pode ficar cada vez maior à medida que as eleições presidenciais se aproximem e a instabilidade política contamine o mercado de capitais.

A desconfiança dos investidores em panoramas instáveis como o que estamos vivendo, intensificado pela imprevisível evolução da Covid-19, gera impacto forte no Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira. Prova disso é que o índice teve o segundo pior desempenho de todas as bolsas do mundo em 2021, com queda de 11,93%.

O Ibovespa sofre porque, ao reunir as ações mais negociadas da B3, de empresas de diferentes setores, ele reflete as expectativas do mercado sobre a atividade econômica do Brasil em seu conjunto. Se o “Risco Brasil” aumenta, a tendência é que o Ibovespa caia.

Por isso que a melhor forma de buscar resultados superiores na bolsa, neste momento, é evitar ativos que estejam correlacionados ao Ibovespa. É aí que entram as operações estruturadas, que vêm crescendo no mercado.

“As operações estruturadas são uma boa forma de o investidor buscar maior rentabilidade na bolsa, minimizando riscos”, diz Sergio Brito, sócio-diretor da Ipê Investimentos, assessoria que possui mais de mil clientes investidores em renda variável. “Ao escolher dois ou mais ativos específicos para investir, se afasta o risco do Ibovespa, que é mais suscetível ao noticiário econômico”.

Se você quiser saber mais sobre as operações estruturadas para avaliar se essa é uma boa opção para você, fique conosco: vamos explicar as principais características, vantagens e riscos dessa modalidade de investimento na bolsa.

Fale já com um assessor da Ipê Investimentos pelo whatsapp e lucre rápido com operações estruturadas

O que são operações estruturadas, vantagens e riscos

Operações estruturadas são aplicações que combinam dois ou mais ativos, sejam de renda fixa ou renda variável. Especialistas no mercado financeiro estudam o cenário econômico e do mercado de capitais para criar estratégias com objetivos específicos, como proteger uma carteira de investimentos, reduzir os custos ou potencializar ganhos.

Como talvez você já saiba, todos os tipos de investimentos têm vantagens e riscos associados a eles. Por isso, é fundamental conhecer essas características específicas para tomar boas decisões com seu dinheiro. E se puder contar com a assessoria de um especialista que acompanha o mercado diariamente, ainda melhor. No caso de operações estruturadas na bolsa, há algumas vantagens em relação à compra isolada de um lote de ações. Veja, abaixo, quais são as principais:

1. Riscos predefinidos ao investir. Você sabe qual o limite de perdas possíveis;

2. Retorno proporcionalmente maior levando em consideração a quantia inicial paga;

3. Estratégia e acompanhamento feitos por especialistas: você não precisa se preocupar em operar no Home Broker.

Se você se interessou por essa modalidade de investimento e quer fazer seu dinheiro render mais, converse com um assessor da Ipê Investimentos pelo whatsapp