quinta, 25 de abril de 2024
SpaceDica

O que é Ebitda, importante indicador do balanço de empresas

O Ebitda é um importante fator para analisar antes de investir em uma empresa, pois mostra um retrato "claro" da companhia

29 julho 2021 - 16h07Por Redação SpaceMoney

Você já deve ter se deparado com alguma notícia destacando o “Ebitda” de uma companhia após a divulgação do seu balanço financeiro. Essas letrinhas, que juntas parecem não formar uma palavra específica, dizem muito mais do que pode parecer. 

Ebitda é a sigla para “Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization”, ou “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização” (Lajida, em português). Isto é, trata-se do cálculo do desempenho financeiro geral de uma empresa naquele período.

Mas qual é o papel do Ebitda? 

O Ebitda mostra o quanto a empresa gerou de lucros exclusivamente das suas atividades operacionais, excluindo os investimentos financeiros, empréstimos e impostos.

É importante fazer esse cálculo para saber qual foi o lucro de fato no período, uma vez que é comum as empresas realizarem diversas operações financeiras ao longo do ano, como investir o dinheiro em caixa para evitar a sua desvalorização e gerar rendimentos extras, tomar empréstimos para novos projetos ou pagar impostos ao governo. Esse “vai e vem” de dinheiro em caixa pode não dar o retrato preciso do desempenho da empresa na sua atividade principal.

Exemplo: uma fábrica de computadores de grande porte tem milhões de reais em caixa (para compra de componentes, reserva de emergência e manter a operação etc). Esse dinheiro fica aplicado em uma carteira de investimentos, gerando rentabilidade e impostos. A mesma empresa também construiu recentemente um novo setor na sua fábrica, o que demandou a tomada de um empréstimo, que tem suas parcelas descontadas mensalmente do caixa. Ao chegar no final do trimestre, o valor que a fábrica terá na sua conta bancária será uma mistura entre o quanto a carteira de investimentos rendeu, quantas parcelas do empréstimo foram pagas, quanto em impostos foi recolhido e quanto a empresa ganhou com o seu negócio.

O Ebitda representa o valor que a empresa teria em caixa caso essas operações financeiras não existissem. Ou seja: quanto a fábrica lucrou só com a venda de computadores, o que dá uma ideia mais exata do desempenho dela no mercado e em relação à concorrência.

Porém, em alguns casos, o Ebitda não é utilizado, como no estudo de instituições financeiras e bancos, por exemplo. Isso porque essas companhias têm como atividade principal as operações financeiras. Portanto, não faria sentido excluir esse fator de uma análise que busca observar como elas estão operando.

As empresas não são obrigadas a divulgar o Ebitda, mas quando o fazem, precisam seguir as regras de padronização da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Por que o Ebitda é importante para quem investe?

O Ebitda é um importante fator para analisar antes de investir em uma empresa – como comprar ações -, pois mostra um retrato “claro” da companhia. Como o foco do cálculo é na atividade operacional, ao analisá-lo é possível ter um “raio-x” das atividades principais de uma empresa. 

Mas, atenção: o recomendado é que nunca deve-se analisar uma companhia utilizando somente esse indicador. Outros sinais do seu balanço operacional também devem ser levados em consideração.