sexta, 19 de abril de 2024
SpaceDica

Dia Nacional do Doador de Sangue: ações em todo o país celebram importância do ato solidário

Neste dia 25 de novembro, veja eventos realizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Pernambuco para conscientizar a população sobre o gesto humanitário

25 novembro 2021 - 12h02Por Lucas de Andrade
Por Marcelo Camargo, Agência BrasilPor Marcelo Camargo, Agência Brasil - Crédito: Marcelo Camargo, Agência Brasil

Nesta quinta-feira, 25 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data agradece aos doadores pelo ato solidário e busca sensibilizar mais pessoas para a importância do gesto, além de relembrar o aniversário da fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue.

O dia foi estabelecido através do Decreto nº 53.988, de 30 de junho de 1964, assinado pelo então presidente Castello Branco, e foi escolhido pelo fato de o mês de novembro preceder um período de estoques baixos nos bancos de sangue devido à proximidade de datas comemorativas e em razão de feriados prolongados.

Por isso, bancos de sangue de todo o país realizam atividades lúdicas e mutirões de coleta em escolas, hospitais, shoppings, praças e demais espaços de acesso público. 

Veja algumas ações: 

São Paulo

Na capital paulista, a Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue) tem três pontos de coleta de sangue ativos no município, com funcionamento de segunda a sábado, das 8h às 13h, exceto feriados: o Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio, no Tatuapé, o Hospital do Servidor Público Municipal, na Aclimação, e o Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro P. da Rocha, no Campo Limpo.

Além disso, a Fundação Pró-Sangue abastece mais de 100 instituições de saúde da rede pública na capital e o agendamento da doação pode ser feito pelo site prosangue.sp.gov.br/home/.

Endereços de postos de coleta da Colsan - Associação Beneficente de Coleta de Sangue:

Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio Tatuapé
Av. Celso Garcia, 4815 Tatuapé.
São Paulo SP Tel: 2942-8094 / 3394-7081.
Segunda a sábado, das 8h às 13h (exceto feriados).
Estacionamento gratuito por 2h: Rua Siria, 126 Jet Autoposto.

Hospital do Servidor Público Municipal Aclimação
R. Castro Alves, 60 4º andar.
São Paulo SP Tel: 3277-5303.
Segunda a sábado, das 8h às 13h (exceto feriados).

Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro P. da Rocha Campo Limpo
Estrada Itapecerica, 1661.
São Paulo SP Tel: 5812-1379.
Segunda a sábado, das 8h às 13h (exceto feriados).

Rio de Janeiro

Para celebrar seus 77 anos, o Hemorio lançou a Campanha Recomeço, inspirada no cenário otimista de melhora da situação epidemiológica da pandemia de covid-19. Para marcar a ação, uma parceria da instituição com a Bienal do Livro vai doar livros para o Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) no Rio de Janeiro a cada bolsa de sangue coletada.

A campanha Recomeço tem como embaixadores a cantora pop Ludmilla e o produtor musical Dennis.

Ludmilla visitou a sede do Hemorio nesta quarta-feira, 24, doou sangue e fez alguns registros para incentivar a população a fazer o mesmo.

"A causa é nobre demais, principalmente depois dessa pandemia - que ainda está aí, mas agora de forma mais controlada -, que deixou tanta gente doente, levou tantos dos nossos e deixou os bancos de sangue mais vazios. Como embaixadora da campanha do dia do doador de sangue, gostaria de convocar a todos que podem, a fazer esse gesto de solidariedade e amor".

Além disso, o Hemorio montou uma tenda de coleta no Largo da Carioca, no Centro, com capacidade para mais de 200 atendimentos por dia. 

Distrito Federal

Com o objetivo de agradecer aos doadores e estimular a doação de sangue no Distrito Federal, a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) realiza, entre 22 e 26 de novembro, a Semana Nacional do Doador de Sangue.

Desde segunda-feira (22), um hemocentro itinerante passa pelo Distrito Federal, em busca de doadores.

Até sexta-feira (26), uma carreta adaptada para fazer a coleta está no estacionamento do JK Shopping, em Taguatinga. Para participar do mutirão em busca de doações, basta fazer um agendamento prévio, pela internet.

Rio Grande do Sul

Neste dia 25 de novembro, o Palácio Piratini e o Centro Administrativo estarão iluminados de vermelho, cor alusiva à data.

Com a pandemia, as doações de sangue caíram 20% no Rio Grande do Sul. Para marcar a retomada, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul realiza o evento Semana do Doador que inclui uma série de atividades em que serão homenageados 30 doadores e 16 empresas parceiras.

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul mantém um mapa interativo com endereços de postos de coleta. Você pode conferi-lo aqui.

Pernambuco

Em Pernambuco, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) completa 44 anos neste dia 25 de novembro e convoca a população para doações.

Veja locais e horários abaixo:

Hemope Recife:
Rua Joaquim Nabuco, 171, bairro das Graças
Segunda à sábado, das 7h15 às 18h30 (inclusive feriados)

Hemope Caruaru:
Avenida Oswaldo Cruz, S/N, bairro de Maurício de Nassau
Segunda à sexta, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h

Hemope Garanhuns:
Avenida Gonçalves Maia, S/N, Heliópolis
Segunda a quinta, das 13h30 às 17h30; na sexta, das 8h às 12h

Hemope Petrolina:
Rua Pacífico da Luz, S/N, no Centro
Segunda a sexta, das 7h30 às 11h30

Hemope Arcoverde:
Avenida Joaquim Nabuco, 418, no Centro
Segunda a sexta, das 8h30 às 11h30

Hemope Salgueiro:
Rua Joaquim Godim, 65, no bairro de Santo Antonio
Segunda a sexta, das 8h às 12h

Hemope Ouricuri:
Rua Ulisses Guimarães, S/N, no Centro
Segunda, terça, quinta e sexta, das 8h às 10h

Hemope Serra Talhada:
Rua Joaquim Godoy, 382, no bairro de Nossa Senhora da Penha
Segunda a quinta, das 7h às 9h

Condições para doar sangue

São requisitos para doar sangue, segundo as autoridades sanitárias:

Portar documento oficial e original de identidade com foto e dentro do prazo de validade (RG, carteira profissional, carteira de habilitação);

Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos incompletos. Os doadores com menos de 16 anos devem estar acompanhados pelo responsável;

Pesar acima de 50 quilos;

Estar em boas condições de saúde;

Estar alimentado, porém, sem refeições pesadas (gordurosas) nas três horas que antecedem a doação.

A secretaria ressalta que não devem se tornar doadoras as pessoas que possuem risco maior para doenças transmissíveis pelo sangue, como usuários de drogas injetáveis e inalatórias, que têm prática de sexo não seguro, vários parceiros sexuais ou se relacionam sexualmente com portadores de Aids ou hepatite.

Homens podem fazer uma nova doação a cada dois meses, com limite máximo de até quatro vezes no ano. Mulheres só devem doar sangue a cada três meses e no máximo três vezes em um ano.