sábado, 20 de abril de 2024
Atenção às taxas

Cartão pré-pago: como funciona e quais as vantagens?

Produto permite que você realize transações a partir de contas de pagamentos, limitadas ao dinheiro disponível

25 dezembro 2021 - 15h23Por Redação SpaceMoney
Cartão de crédito pré-pagoCartão de crédito pré-pago - Crédito: Pexels

Um cartão pré-pago permite que você realize transações a partir de contas de pagamentos. Assim como a conta corrente tradicional, esse tipo de conta permite transações e ter cartões associados a ela. A diferença é que isso só é possível na medida em que há dinheiro nessa conta.

É como funciona o seu vale-alimentação, por exemplo: ao contrário de um cartão de débito tradicional, que pode incluir o cheque especial da sua conta corrente, um cartão pré-pago só realiza pagamentos com a quantia limitada da conta atrelada.

É preciso ficar atento ao fato de que as taxas dos cartões pré-pagos são, geralmente, mais caras do que as dos tradicionais. Há uma mensalidade na maioria das vezes, além de pagamento por saques, por exemplo.

Quer planejar melhor a sua vida financeira? Fale com um especialista SpaceMoney.

Vantagens

Para ter um cartão pré-pago, você não precisa abrir uma conta -- poupando tempo e preocupação com documentos. As contas de pagamento também são úteis para comerciantes, que podem usar maquininhas associadas a cartões para transações.

Assim, ao ter um limite claro e associado a suas posses na conta, o cartão pré-pago pode ajudar a controlar os gastos e evitar ultrapassar os valores que você efetivamente pode gastar.

Além disso, cartões pré-pago são opções para transações internacionais. Alguns não têm taxas e, com os gastos nele limitados ao que há na conta de pagamentos, são uma boa maneira de controlar o orçamento em viagens, por exemplo.

Se você tem filhos, os cartões pré-pagos são uma alternativa. Com eles, você pode depositar o valor da mesada e introduzir a responsabilidade de controlar despesas com adolescentes, por exemplo. Sem a possibilidade de extrapolar, os jovens têm a possibilidade de começar a fazer suas compras sem sustos para os pais.