quinta, 28 de março de 2024
Quarta redução consecutiva

Vendas reais da indústria paulista registram queda de 2,4% em agosto

Índice acumula queda total de 7,6%

30 setembro 2021 - 11h46Por Redação SpaceMoney

Na passagem de julho para agosto, as vendas reais da indústria paulista caíram 2,4%, excluídos os efeitos sazonais. O dado foi apontado pelo Levantamento de Conjuntura, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).

Essa foi a quarta redução consecutiva do índice, que acumula uma queda total de 7,6%. Neste ano, as vendas exibiriam alta apenas nos meses de janeiro e abril.

O nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI), com ajuste sazonal, ficou praticamente estável entre julho e agosto (0,1 p.p), e atingiu 81,1%. Com este resultado, o NUCI ficou 1,7 p.p acima da média histórica da indústria paulista (79,4%).

As Horas Trabalhadas na Produção, que obtiveram quatro altas seguidas nos últimos meses, caíram 0,4% no comparativo com julho.

A Fiesp avalia que fatores como o aumento das exportações, puxado pelo forte crescimento global, câmbio desvalorizado e o processo de reabertura da economia em resposta ao avanço de vacinação da população poderão afetar positivamente a indústria no restante do ano.

Por outro lado, alguns segmentos da indústria de transformação estão sendo afetados por gargalos associados à escassez de algumas matérias-primas, além de custos elevados com insumos.

A inflação, o aumento dos juros, a escassez de matérias-primas e o preço da energia são fatores que afetam negativamente a indústria para o final do ano. O saldo final dependerá do balanço dos dois conjuntos de forças.

Sensor

A pesquisa Sensor recuou 2,8 pontos em setembro, de 51,9, em agosto, para 49,1. Números abaixo dos 50,0 pontos indicam piora da atividade industrial paulista no mês, bem como resultados acima demonstram expansão.

O indicador Mercado também obteve piora no comparativo com agosto, de 52,9 pontos para 49,1 pontos em setembro.

O indicador de Vendas atingiu 50,3 pontos em setembro, número muito próximo da leitura de agosto (50,5 pontos). Apesar do resultado um pouco menos favorável, o número permaneceu no campo de expansão.

Já o Emprego avançou 2,2 pontos, de 48,7 pontos em agosto para 50,9 pontos no período.

Após doze meses com os Estoques abaixo do nível planejado, em setembro, as indústrias apontaram sobrestoques, ao atingir 48,8 pontos. Números acima de 50 pontos apontam para estoques abaixo do desejável, ao passo que, números acima de 50 pontos indicam sobrestoque.

Por fim, o componente Investimento foi o principal fator a contribuir para a piora do índice geral em setembro. Ao registrar 43,6 pontos no mês, o indicador teve redução de 9,0 pontos em relação à leitura de agosto quando registrava 52,6 pontos.