quinta, 28 de março de 2024
Política monetária

Knot, do BCE, alerta investidores sobre riscos de aumento da inflação

Uma alta nos preços da energia elevou a inflação na zona do euro para 3,4% em setembro, seu nível mais alto desde 2008

11 outubro 2021 - 09h20Por Reuters
Logo do BCE em Frankfurt, AlemanhaLogo do BCE em Frankfurt, Alemanha - Crédito: Reuters/Ralph Orlowski

Por Bart H. Meijer, da Reuters - Os investidores precisam estar cientes do risco de aumento da inflação para evitar ajustes de choque, mesmo com a alta nos preços ainda aparentemente temporária, disse o holandês Klaas Knot, membro do Banco Central Europeu (BCE), nesta segunda-feira.

"O atual apetite pelo risco nos mercados só pode ser sustentado por inflação baixa e taxas de juros baixas", disse o presidente do banco central da Holanda a repórteres.

"Ainda espero que o aumento da inflação seja em grande parte temporário, mas temos que levar em consideração outros cenários com inflação estruturalmente mais alta e taxas de juros mais elevadas. Porque se não o fizermos, isso pode levar a choques de quedas de preços no futuro."

Uma alta nos preços da energia elevou a inflação na zona do euro para 3,4% em setembro, seu nível mais alto desde 2008. Mas a inflação ainda deve desacelerar no próximo ano, conforme o efeito da alta nos preços da energia diminui.

"O efeito dos preços da energia sobre a inflação é temporário por natureza, já que eles precisam continuar subindo para continuar pressionando para cima a inflação", disse Knot.

"Mas a inflação também é empurrada para cima pelas restrições mundiais de oferta, que podem ser menos temporárias. Elas podem ser causadas por um reajuste no comércio internacional, já que as cadeias de abastecimento estão menos espalhadas pelo globo."