quinta, 28 de março de 2024
Balanço

Exportações da China aceleram em setembro, apesar de crise de energia

As exportações saltaram 28,1% em setembro sobre o ano anterior, contra avanço de 25,6% em agosto

13 outubro 2021 - 08h18Por Reuters
Caminhão carregando contêiner em centro de logística perto do porto de Tianjin, ChinaCaminhão carregando contêiner em centro de logística perto do porto de Tianjin, China - Crédito: Reuters/Yilei Sun

Por Stella Qiu e Gabriel Crossley, da Reuters - O crescimento das exportações da China acelerou inesperadamente em setembro, uma vez que a demanda ainda sólida compensou parte da pressão sobre as fábricas com a escassez de energia, gargalos de oferta e o ressurgimento de casos domésticos de Covid-19.

As exportações saltaram 28,1% em setembro sobre o ano anterior, contra avanço de 25,6% em agosto. Analistas consultados pela Reuters previam alta de 21%.

"As exportações continuaram a ter desempenho superior e a acelerar, mesmo depois de retirado o impacto dos efeitos base", disse Erin Xin, economista do HSBC.

Outros analistas disseram que o racionamento de energia em setembro pode não ter afetado ainda as exportações, mas pode restringir a produção e inflar os custos para os fabricantes chineses nos próximos meses.

Já as importações da China em setembro subiram 17,6%, contra expectativa de aumento de 20% em pesquisa da Reuters e crescimento de 33,1% no mês anterior.

"Os detalhes mostraram queda generalizada em todos os tipos de bens, embora tenha sido particularmente pronunciada em semicondutores", destacou Julian Evans-Pritchard, economista sênior da Capital Economics.

A China registrou superávit comercial de 66,76 bilhões de dólares em setembro, contra expectativa na pesquisa de 46,8 bilhões de dólares e excedente de 58,34 bilhões em agosto.