sexta, 29 de março de 2024
Crescimento econômico

BC vê alta do PIB de 2,1% em 2022 e de 4,7% em 2021

Projeção repercute o resultado no segundo trimestre ligeiramente acima do esperado e modesta redução da projeção do crescimento no terceiro trimestre

30 setembro 2021 - 08h35Por Reuters

Por Marcela Ayresm, da Reuters - O Banco Central divulgou pela primeira vez sua projeção de crescimento econômico para 2022, de 2,1%, ajustando ligeiramente a perspectiva de alta neste ano a 4,7%, de patamar de 4,6% estimado em junho.

Em seu Relatório Trimestral de Inflação publicado nesta quinta-feira, o BC justificou que a revisão para o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) esperado este ano repercute o resultado no segundo trimestre ligeiramente acima do esperado e modesta redução da projeção do crescimento no terceiro trimestre.

Já sobre 2022, o BC afirmou que a expectativa é que haja ao longo do ano ritmo de crescimento menor do que no segundo semestre de 2021.

"O hiato do produto em patamar menos negativo, que reduz o espaço para a recuperação cíclica, e o movimento de aperto monetário ora em curso, cujos efeitos ocorrem de maneira defasada, são fatores que contribuem para a desaceleração da taxa de crescimento", disse.

O Ministério da Economia, por sua vez, prevê expansão de 5,3% para o PIB este ano e de 2,5% para o próximo, enquanto o mercado, segundo o boletim Focus mais recente, estima que a economia crescerá 5,04% em 2021 e 1,57% no ano que vem.

Em relação à política monetária, o BC reiterou mensagem da ata do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre a intenção de subir a Selic novamente em 1 ponto na reunião de outubro, mirando levar a taxa básica de juros para território contracionista para conter a inflação.

Atualmente a taxa básica de juros está em 6,25% ao ano.