quinta, 18 de abril de 2024
Política monetária

Ajuste de 1 ponto na Selic não é compromisso e pode mudar, diz diretor de política econômica do BC

Fabio Kanczuk reforçou, no entanto, que vê o acréscimo como suficiente para garantir a convergência da inflação para a meta em 2022

13 outubro 2021 - 10h34Por Reuters

Por Marcela Ayres, da Reuters - O diretor de Política Econômica do Banco Central, Fabio Kanczuk, afirmou nesta quarta-feira (13) que o ajuste de 1 ponto na Selic sinalizado pelo BC para o ciclo de aperto monetário não é um compromisso e pode mudar dependendo das condições, citando como risco uma mudança muito grande no regime fiscal.

Ao participar de evento online do HSBC, ele indicou que, assim como a comunicação do BC mudou para indicar que a taxa básica de juros deveria ir para território significativamente contracionista --ante indicação inicial de normalização apenas parcial dos juros--, o ritmo de aperto na Selic também poderá ser alterado.

No entanto, ele voltou a reforçar que no momento o BC vê a alta de 1 ponto como suficiente para garantir a convergência da inflação para a meta em 2022.

A sinalização é de que o BC precisa fazer mais, mas que irá manter o ritmo de aperto nos juros, acrescentou ele, em referência a um ciclo mais longo de aperto.