quinta, 28 de março de 2024
Aquisições

XP compra fatia da gestora AZ Quest

A aquisição faz parte da estratégia da XP de desenvolver o mais completo ecossistema de gestores e distribuidores do Brasil e se trata de um co-investimento com o fundo XP Private Equity

19 outubro 2021 - 09h26Por Redação SpaceMoney
Logotipo da XP Inc.Logotipo da XP Inc. - Crédito: XP Inc./Divulgação

Nesta terça-feira (19), a XP anunciou a aquisição de uma participação minoritária na AZ Quest, uma das maiores e mais tradicionais empresas independentes de gestão de recursos do Brasil e parte do grupo Italiano Azimut desde 2015.

A gestora possui uma plataforma diversificada de fundos que inclui ações, macro e estratégias de crédito privado e arbitragem.

A aquisição faz parte da estratégia da XP de desenvolver o mais completo ecossistema de gestores e distribuidores do Brasil e se trata de um co-investimento com o fundo XP Private Equity (“XP PE”). XP e XP PE terão a opção de aumentar sua participação ao longo dos próximos dois anos.

Com a transação, a XP espera aumentar as sinergias em sua estrutura de distribuição, com a expansão de sua penetração dos fundos AZ Quest na maior plataforma aberta de fundos do Brasil. A Azimut e a XP buscarão expandir a cooperação em outras áreas, incluída a ampla gama de produtos globais da Azimut.

“A parceria da XP com a AZ Quest nos coloca ao lado de uma das mais tradicionais gestoras independentes do país, que se destaca por seus produtos de alta qualidade, sólida infraestrutura e robustos controles operacionais”, afirma Leon Goldberg, sócio e responsável pelo relacionamento com gestores de fundos na XP Inc.

“Acreditamos que existe uma grande oportunidade de crescimento para os gestores de recursos independentes no Brasil, como resultado do desenvolvimento da indústria financeira no mercado local. Por meio desse coinvestimento, esperamos alavancar o ecossistema da XP Inc. para impulsionar o crescimento da AZ Quest”, disse Guilherme Teixeira, sócio do fundo XP Private Equity.

“A Azimut ganha um importante parceiro estratégico, complementar e alinhado em valores e abordagem na forma de fazer negócios. Essa união de forças nos permitirá acelerar, com metas ainda mais ambiciosas, nossos planos de crescimento para o Brasil, que é um mercado estratégico de nossa plataforma global integrada”, afirma Giorgio Medda, Co-CEO e Global Head de Asset Management no Grupo Azimut.