terça, 16 de abril de 2024
Novidades

Vórtx lança ferramenta para cotista de fundo votar via WhatsApp

Novo recurso ajuda gestores a obter mais participação de cotistas nas decisões e busca facilitar a vida do investidor, com mais praticidade para votar em Consultas Formais

20 janeiro 2022 - 12h10Por Redação SpaceMoney

A Vórtx, fintech de infraestrutura para o mercado de capitais com mais de meio trilhão de ativos em sua plataforma, anunciou nesta quinta-feira (20) o lançamento de uma solução inédita no mercado, que visa quebrar um paradigma em relação a forma como os Fundos se relacionam com seus cotistas.

A partir de agora, com a Consulta Formal 4.0, todos os fundos que possuem a Vórtx como sua administradora podem oferecer aos seus cotistas a oportunidade de responder a Consultas Formais por meio do WhatsApp.

Juliano Cornacchia, CEO da Vórtx, comenta que uma das grandes dores dos gestores de fundos é o fato de que, para poder avançar em algumas decisões, é necessário obter a aprovação dos cotistas, que acontece por meio de Assembleias-Gerais e as chamadas Consultas Formais.

Essa comunicação com os cotistas, inicialmente acontecia apenas por meio de cartas, evoluindo para o e-mail e, mais recentemente, via aplicativos em algumas poucas casas.

Em alguns casos, dada a complexidade do procedimento e a falta de conhecimento dos investidores, os fundos não conseguem o quórum necessário de cotistas nas votações.

“O que a Vórtx está lançando agora é uma novidade que vai permitir que o cotista possa exercer o seu direito de voto por meio da plataforma mais presente em seu dia a dia: o WhatsApp. Isso facilita o trabalho do gestor, que passará a ter uma maior participação de seus cotistas nas decisões do fundo, e também do investidor, que terá mais praticidade para votar. Enquanto os investidores votam do seu celular de qualquer lugar do globo, os gestores, por sua vez, acompanham a votação em tempo real na nossa plataforma. Ou seja, se de um lado é facilidade para o investidor, do lado gestor é controle e informação em tempo real na sua mão”, diz Juliano Cornacchia, CEO da Vórtx.

O recurso funciona para qualquer tipo de fundo que tem a necessidade de realizar essa comunicação com seus cotistas, seja ele imobiliário, de ações, multimercados, entre outros.

“Vale destacar que no final do ano passado a CVM também autorizou o uso de consulta formal para operações de securitização (Resolução CVM Nº 60, de 23 de Dezembro de 2021), embora a norma só entre em vigor em maio desse ano, nós já estamos prontos por aqui para usar a mesma sistemática nessas operações. Assim que for autorizado, os investidores desses papéis também passarão a poder votar pelo Whatsapp”, destaca o Cornacchia.

Com informações de Ideal HKS.