sábado, 20 de abril de 2024
Europa

Volvo Cars se prepara para IPO de US$ 20 bilhões nas próximas semanas, dizem fontes

Goldman Sachs e SEB lideram a transação, enquanto BNP Paribas, Carnegie e HSBC também estariam envolvidos no negócio

15 setembro 2021 - 15h48Por Reuters

Por Helena Soderpalm, Arno Schuetze e Abhinav Ramnarayan, da Reuters - A chinesa Geely tem negociações avançadas com bancos para listar sua unidade da Volvo Cars nas próximas semanas, disseram três fontes à Reuters, no que se espera que seja uma das maiores ofertas iniciais de ações (IPOs) da Europa em 2021.

A Volvo Cars pretende uma avaliação de cerca de 20 bilhões de dólares na listagem em Estocolmo, disseram as fontes, com uma delas dizendo que o negócio pode acontecer no fim de setembro.

Goldman Sachs (NYSE:GS) (SA:GSGI34) e SEB estão liderando a transação, enquanto BNP Paribas (PA:BNPP), Carnegie e HSBC (NYSE:HSBC) também estão envolvidos no negócio, acrescentaram as fontes.

Volvo Cars, SEB e Goldman Sachs não quiseram comentar. A Geely não respondeu de imediato a um pedido de comentário. Os demais bancos não estavam disponíveis de imediato.

A Geely, que comprou a Volvo da Ford (NYSE:F) (SA:FDMO34) há mais de uma década, na maior aquisição por uma empresa chinesa de uma montadora estrangeira, procurou lançar ações da empresa sueca em 2018, mas desistiu alegando tensões comerciais e a queda dos papéis de empresas do setor automotivo.

As montadoras tradicionais perderam força nos últimos anos, à medida que a Tesla (NASDAQ:TSLA) (SA:TSLA34)se tornou uma das empresas mais valiosas do mundo, com foco em veículos elétricos.

Muitas empresas europeias se voltaram para o setor, como a Volvo Cars, que quer fabricar carros totalmente elétricos até 2030. Ela tem 49,5% da fabricante de carros elétricos Polestar.

Com sede em Gotemburgo, a Volvo pretende alcançar uma avaliação de 20 bilhões de dólares, disse uma fonte, enquanto outra mencionou uma faixa possível de 20 a 30 bilhões. Uma terceira sugeriu que uma avaliação de 16 bilhões de dólares seria mais realista, citando perspectiva de receita da empresa.

Uma avaliação de 20 bilhões de dólares para a Volvo seria equivalente a uma faixa de seis a sete vezes os seus ganhos, nível que alguns analistas dizem ser alto, embora a colocasse em linha com as rivais Daimler (DE:DAIGn) e BMW (MI:BMW).