sexta, 29 de março de 2024

Trump canta vitória por empregos nos EUA enquanto Dow sobe

05 junho 2020 - 13h03Por Investing.com

Liz Moyer

Investing.com - O presidente Donald Trump apareceu no Rose Garden na sexta-feira (5) de manhã para reivindicar a vitória por um inesperado relatório de empregos de maio.

A taxa de desemprego em maio caiu para 13,3%, informou o Departamento do Trabalho na sexta-feira, confundindo as expectativas à medida que as contratações se recuperavam. Economistas previram que a taxa de desemprego aumentaria em até 20% depois de atingir 14,7% em abril. O número ainda é o mais alto desde o período pós-Segunda Guerra Mundial, mas fez com que as ações subissem no início das negociações nos EUA. O Dow Jones Industrial Average subia mais de 700 pontos.

"Vamos voltar e estamos abrindo nosso país", disse ele, acrescentando que não sabe ao certo por que alguns estados ficaram para trás em relação a outros no afrouxamento das restrições da Covid-19. "Vamos voltar mais alto", disse ele. "A única coisa que pode nos impedir é uma política ruim."

Os empregadores criaram 2,5 milhões de vagas de empregos no mês passado, contrastando fortemente com a perda de 20 milhões de empregos em abril, em meio às paralisações de negócios relacionadas à Covid-19. "Essas melhorias no mercado de trabalho refletiram uma retomada limitada da atividade econômica que havia sido reduzida em março e abril", disse o Departamento do Trabalho em comunicado à imprensa.

Trump foi ao Twitter para comemorar na sexta-feira. "É um número estupendo", escreveu ele. "É feliz."

Ele disparou nove tuítes em pouco tempo, cantando vitória pelos números.

O emprego aumentou nos setores mais atingidos pelas paralisações dos negócios. Os empregos em lazer e hotelaria saltaram 1,2 milhão em maio, quase metade do ganho total do mês, depois que 7,5 milhões de empregos do setor foram cortados em abril. Não se sabe quanto o Programa de Proteção ao Salário, um programa de assistência governamental para pequenas empresas destinado a incentivar os empregadores a manter os trabalhadores em suas folhas de pagamento, contribuiu para o aumento no número de contratações no mês passado.