sexta, 19 de abril de 2024
Pará

StockBeat: Brexit lança sombra sobre o FTSE à medida que outros mercados sobem

12 agosto 2019 - 15h05Por Investing.com
Por Geoffrey Smith
Investing.com - Os dias de estagnação do verão finalmente chegaram ao fim para a maioria dos mercados de ações da Europa, mas o Brexit continua a lançar uma longa sombra sobre o Reino Unido.
O FTSE 100 caía 0,3% por volta das 10h55, quando todos os mercados do continente estavam se recuperando - mesmo que apenas em volumes deprimidos afetados pelos feriados. Os índices mais abrangentes do FTSE All-Share e do FTSE 250 também apresentaram desempenho abaixo do esperado.
A referência, o Euro Stoxx 600 ficou estável em 371,58, tendo perdido ganhos anteriores, enquanto o alemão Dax subia 0,1% e o suíço SMI subia 0,2%.
Entre os piores desempenhos estavam o National Grid (LON:NG), que caía 0,7% após uma queda devastadora de eletricidade na sexta-feira ter deixado grandes parte da Inglaterra, incluindo uma grande área de Londres sem energia. A EasyJet (LON:EZJ) foi a maior perdedora, com baixa de 4,0% e liderando um declínio setorial mais amplo, em meio a temores de que possa enfrentar uma ação regulatória por não conseguir remarcar os passageiros cujos vôos foram cancelados. O HSBC (LBA:HSBA) caía 2,3%, estendendo suas perdas desde a saída do presidente-executivo John Flint, na semana passada, destacando os problemas estratégicos de um banco do Reino Unido apanhados na guerra comercial EUA-China.
Os movimentos ocorreram depois do fim de semana, quando a libra atingiu seu nível mais baixo desde 2016 contra o dólar e o euro. Está em uma série de derrotas desde que Boris Johnson foi confirmado como Primeiro Ministro em julho, depois de vencer a indicação de liderança do Partido Conservador com a promessa de tirar o Reino Unido da UE em 31 de outubro, sem quaisquer acordos de transição para amenizar o golpe.
‘No-Deal’ agora é amplamente aceito como o resultado mais provável do Brexit, refletido no fato de que a venda especulativa da libra esterlina está no seu nível mais alto desde maio de 2017, segundo dados divulgados na sexta-feira pela Commodity and Futures Trading Commission. Analistas do Morgan Stanley e de outros países argumentam que a libra poderia cair para uma baixa de paridade em relação ao dólar se o Reino Unido cair sem um acordo em outubro.
A política do novo governo enfureceu os negócios:os supermercados alertaram para preços mais altos dos alimentos, a Associação Haulage alertou sobre o caos nos portos britânicos devido à introdução de controles aduaneiros e fronteiriços, enquanto os agricultores advertiram que dezenas de milhares de ovelhas e gado podem ter que ser abatidos, uma vez que os produtos do Reino Unido estarão sujeitos a tarifas e outros controles no seu maior mercado de exportação.
O presidente do Bank of England, Mark Carney, disse no início deste mês que um "No-Deal Brexit" resultaria em um "choque econômico real" para o país.
Johnson, que fez campanha em 2016 prometendo que não haveria obstáculos ao comércio com a UE depois do Brexit, disse que deixar em 31 de outubro é a única maneira de "restaurar a confiança em nossa política".
Johnson fez uma série de promessas de gastos nos últimos dias que foram interpretadas amplamente como preparativos para uma eleição antecipada já em novembro. No fim de semana, ele anunciou planos para maiores gastos com prisões, algo amplamente interpretado como uma tentativa de apelar aos apoiadores do partido Brexit, cujos votos estariam teoricamente em disputa depois que o Reino Unido deixar a UE. Ele já fez promessas semelhantes para gastar mais em hospitais e escolas.