sexta, 29 de março de 2024
Classificação

S&P eleva de 'negativa' para 'estável' perspectiva dos ratings da Sabesp (SBSP3)

Companhia tem mantido sólidas métricas de crédito e liquidez adequada, segundo a agência

07 dezembro 2021 - 08h48Por Redação SpaceMoney

Na segunda-feira, a agência de classificação de risco S&P Global elevou de “negativa” para “estável” a perspectiva dos ratings de crédito de emissor na escala global e na Escala Nacional Brasil atribuídos à Sabesp (SPSB3). 

Também reafirmaram ratings da concessionária ‘BB-’ na escala global e ‘brAAA’ na Escala Nacional Brasil. O perfil de crédito individual (SACP - stand-alone credit profile) da entidade ‘bb+’ permanece inalterado.

Apesar do choque provocado pela pandemia, diz a agência, “a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) tem mantido sólidas métricas de crédito, com dívida sobre EBITDA em torno de 2,5x e liquidez adequada nos últimos trimestres”.

“Além disso, o estado de São Paulo (não avaliado), acionista controlador da Sabesp, foi menos atingido pelos efeitos da pandemia do que esperávamos e apresentou melhora em suas posições fiscais e de liquidez nos últimos trimestres, mantendo políticas de gestão financeira prudentes”, afirmou.

Ainda de acordo com a agência, a revisão da perspectiva baseia-se no desempenho da Sabesp nos últimos trimestres, que confirmou sua visão dos sólidos padrões de governança da empresa, sua resiliência financeira e um histórico de política de não intervenção por parte do governo do estado de São Paulo.

Veja o relatório completo aqui.