sexta, 19 de abril de 2024
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Via (VIIA3): veja como BTG, Genial e XP avaliaram o balanço do 1º tri

Corretoras se mantiveram neutras em relação aos papéis e destacam os desafios do cenário macroeconômico para a empresa e todo o setor de varejo em 2022

10 maio 2022 - 09h56Por Redação SpaceMoney

Na noite de segunda-feira (9), a Via (VIIA3) (ex-Via Varejo), controladora das lojas Casas Bahia e Ponto, reportou um lucro líquido de R$ 86 milhões no primeiro trimestre de 2022, quando excluídas provisões trabalhistas.

BTG, Genial e XP trouxeram avaliações divergentes sobre os números da varejistas. Para o BTG, a Via apresentou um conjunto fraco de resultados, enquanto a XP vê solidez no balanço e a Genial preferiu manter seu tom de cautela para os papéis da empresa no curto prazo.

BTG

O BTG se mantém neutro em relação a VIIA3, com o preço-alvo de R$ 8,00 por ação.

Analistas destacaram o crescimento de 3,0% do GMV (sigla em inglês para volume bruto de mercadorias), mas a queda de 2% nas vendas líquidas no mesmo intervalo.

A receita bruta consolidada caiu 1% A/A, para R$ 8,7 bilhões, com destaque positivo para serviços e cartões de crédito, enquanto a receita líquida consolidada caiu 2% A/A. 

O BTG ainda destaca que o EBITDA (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) veio 4% acima de suas estimativas, em R$ 758 milhões, e a posição caixa líquido caiu R$ 3,1 bilhões em relação ao mesmo período do ano passado, para R$ 546 milhões.

Apesar das melhorias de margem, o BTG se mantém cauteloso com o e-commerce brasileiro em geral no curto prazo.

Além do debate (global) em torno da espiral inflacionária e do aumento das taxas de juros, com impacto no custo de capital próprio (que deve continuar nos próximos meses), três preocupações principais pesaram sobre as ações de tecnologia no Brasil recentemente, e devem persistir ao longo nos próximos meses:

(i) desaceleração no e-commerce local, principalmente para empresas expostas a eletrônicos e com operação 1P,

(ii) concorrência de players nacionais e internacionais (mais descontos e subsídios e CAC crescente) e

(iii) preocupações com níveis de margem sustentáveis para players de e-commerce, dadas as perspectivas competitivas à frente.

O BTG diz que uma potencial reclassificação de VIIA3 depende não apenas da monetização dos créditos fiscais, mas também:

(i) de uma recuperação sustentável do tráfego de pessoas nas lojas,

(ii) do desempenho de seu negócio de e-commerce (especialmente um sólido progresso em novas categorias em sua divisão de marketplace) e

(iii) a monetização do GMV ao longo dos próximos trimestres, o que deve ser fundamental para a alavancagem financeira e operacional da empresa nos próximos trimestres.

Genial

Diante de um cenário macroeconômico mais fraco, com alta inflação e menor poder aquisitivo do brasileiro médio expandido, as empresas varejistas tem sentido compressões em suas margens.

No entanto, a Genial Investimentos o varejo mais “racional” para 2022, com as companhias em busca de monetizar melhor as suas operações de marketplace (3P) e enxugando as despesas operacionais, de forma a atravessar o ano com uma boa saúde financeira.

A corretora destaca, entretanto, que se analisados os papéis presentes no Ibovespa, as ações da Via (VIIA3) emplacam a 4ª maior queda no acumulado anual, já que derreteu em mais de 48% de seu valor de mercado apenas neste ano.

A Genial Investimentos cortou o preço-alvo de VIIA3, de R$ 5,00 para R$ 4,00, e se mantém neutra em relação aos papéis, apesar de uma notável diluição nas despesas com vendas, gerais e administrativas (SG&A, na sigla em inglês), fruto de uma maior produtividade líquida dos vendedores.

Sobre os pedidos de 3P (marketplace), a Genial destaca alguns pontos:

(i) o share de cauda longa avançou 10 pontos percentuais em 1 ano, e aumentou sua participação para 33% do volume de pedidos bruto do marketplace;

(ii) o ticket médio dos produtos de cauda longa caiu 31% a/a, a R$ 431,00, um reflexo da estratégia de ampliação de sortimentos comercializados no marketplace da Via, que busca atingir maior recorrência de compras;

(iii) na base sequencial, o crescimento de sellers deu uma desaquecida, de 133 mil no 4T21 para 138 mil no 1T222. A Genial espera ver uma melhor reação do destravamento do processo de onboarding a partir daqui.

(iv) em busca de uma melhor monetização de sua estrutura, a Via consolidou um take rate médio de 9,6% nesse trimestre.

XP

Apesar de avaliar com maior positividade, a XP mantém recomendação neutra para VIIA3, com preço-alvo de R$ 7,00 por ação, por enxergar uma dinâmica de curto prazo desafiadora, frente a dinâmica de alta da inflação e das taxas de juros.

Analistas destacaram:

(i) a perda sobre a carteira ativa de crédito apresentou aumento A/A (+1,2 p.p, para 3,6%), mas apresentou queda de 0,4p.p T/T, enquanto a PDD apresentou queda tanto A/A quanto T/T (-1p.p e -1,1p.p, respectivamente);

(ii) serviços financeiros continuam a avançar, com a expansão da oferta de crédito pessoal (para aproximadamente R$ 240 milhões), TPV total de R$ 11,3bi (nos últimos 12 meses) e uma carteira de crédito de R$ 5,2bi;

(iii) geração de caixa positiva de R$ 55 mi, explicada pela estratégia de redução de estoques; e

(iv) expansão das iniciativas logísticas, com a antecipação da companhia sobre o prazo de captura de sinergias com a CNT para 6 meses, vs. 12 meses anteriormente.

Em relatório, a XP se satisfez também com a agenda ESG da companhia e destacou:

(i) divulgação do relatório anual de 2021, no modelo GRI;

(ii) eleição de Claudia Woods para o conselho de administração, a primeira mulher a participar do mesmo desde que a Via se tornou uma companhia sem controlador;

(iii) renovação de parcerias com ONGs que promovem o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens.

 

 

Tags: BTG, Genial, Via, viia3, XP