sexta, 19 de abril de 2024
Recomendações

Devo comprar ações de Americanas (AMER3), Enjoei (ENJU3), Magalu (MGLU3) e Via (VIIA3) em 2022?

Varejo deve ser fortemente impactado pelo cenário macroeconômico desafiador e pela imprevisibilidade do ano eleitoral, diz XP

09 fevereiro 2022 - 08h34Por Redação SpaceMoney

Na noite de terça-feira (8), a XP produziu um relatório de análise sobre o segmento de e-commerce varejista, em que o foco da corretora se mantém sobre projeções de desempenho de Americanas (AMER3), Enjoei (ENJU3), Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3) para este ano de 2022.

A XP acredita que entre os principais temas que devem ser o foco dos investidores neste ano para o segmento estão:

(i) a dinâmica macroeconômica e seu impacto no resultados;

(ii) a procura por um possível ponto de virada e o piso do valuation do setor;

(iii) analisar os três pilares da estratégia de ecossistema: super app, logística e fintail;

(iv) o cenário competitivo e onde está o foco de cada empresa; e

(v) Fusões e aquisições. 

Ponto a ponto

Por se manter cautelosa com o setor frente ao cenário macro desafiador, aumento de juros (tanto local como globalmente) e competição, a XP mantém recomendação neutra para as ações das quatro companhias e corta preços-alvo para todas, como veremos abaixo.

De uma forma geral, a XP continua a enxergar uma dinâmica desafiadora para 2022, com a combinação de alta das taxas de juros e inflação, baixo crescimento do PIB e incerteza política à medida que estamos em um ano de eleições.

A XP, entretanto, avalia também possíveis alavancas que possam destravar a reavaliação das ações, como a acomodação das taxas de juros, a Copa do Mundo e uma dinâmica de competição mais racional.

Analistas veem também onde cada empresa da cobertura se encaixa além de entender o tamanho da ameaça que Alibaba e Shopee podem ser. Veem a Americanas com foco em conveniência, Magazine Luiza na digitalização do varejo e a Via em consumidores de baixa renda através do seu crediário, ao mesmo tempo em que se torna uma facilitadora para outros marketplaces.

A XP não espera por M&As desacelerem neste ano, uma vez que empresas que avalia que Magazine Luiza e Americanas estão bem capitalizadas. Entretanto, acreditam que os possíveis alvos diferem, a depender da estratégia e posicionamento de mercado de cada empresa.

Recomendações e preços-alvo (R$/ação)

Fonte: Research XP

Buscando rentabilidade na Bolsa de valores? Saiba como aumentar seus retornos com um assessor da Ipê Investimentos via WhatsApp.