sexta, 19 de abril de 2024
Recomendações

Minerva (BEEF3): ciclo de bonança da companhia está apenas no começo, diz Órama

Companhia se destaca pela estratégia de foco em produção no Brasil e na América Latina

13 julho 2022 - 12h44Por Redação SpaceMoney
Fachada Minerva FoodsFachada Minerva Foods - Crédito: Reprodução

Às 12:22 desta quarta-feira (13), as ações de Minerva (BEEF3) subiam 0,72%, ao preço de R$ 14,00 cada. 

Nesta manhã, a Órama Investimentos publicou um relatório com revisão de estimativas para a companhia. 

Com a produção de carne bovina por confinamento sendo cara e difícil de escalar, o modelo de pasto se mostra dominante do ponto de vista competitivo, afirmam os analistas.

Porém, com o alto preço das terras e baixa disponibilidade de água, esse modelo só ganha tração aqui na América Latina, explicam. 

Com a questão ambiental em cada vez mais destaque, a carne bovina deixa de ser um produto de massa para se tornar um produto de luxo. E, por isso, a Órama Investimentos estima preços cada vez mais altos, e margens que compensem uma eventual queda de volumes.

A questão cultural importa também, especialmente na Ásia, onde o produto ainda foi pouco difundido, independentemente do nível de renda.

Entretanto, a Minerva concentra, como estratégia, a sua produção no Brasil e América Latina, onde a possibilidade de criação em pasto reduz enormemente o custo do boi – principal insumo dos frigoríficos.

70% de sua produção se exporta, e os principais triggers de melhora nos números da Minerva são aumento de renda global e adesão do mercado asiático ao produto – a questão cultural, reforça a Órama. 

Nesse sentido, a corretora estima uma estratégia bem sucedida da companhia, na comparação com as rivais JBS (JBSS3) e Marfrig (MRFG3), cujas performances nos últimos anos foram puxadas pelo altíssimo patamar da carne no mercado americano. E, assim, as empresas viram uma disparada nos lucros e no preço das ações, mas o ciclo parece chegar ao fim, diz a Órama.

Além disso, para a Órama, a Minerva se destaca com o trabalho de rastreio da origem do gado, que confere um diferencial ESG à companhia, e ajuda na venda para mercados desenvolvidos. 

E, por fim, analistas dizem que a companhia deve focar seu crescimento em unidades produtivas na Colômbia – onde, devido à imaturidade do setor, o custo do boi segue bastante atrativo. Austrália também oferece boas oportunidades, devido à crise climática.

Por isso, a Órama Investimentos classifica com recomendação de compra as ações de Minerva (BEEF3), com preço-alvo de R$ 22,10.