quinta, 25 de abril de 2024
Recomendações

Inter (BIDI11) vive "tempestade perfeita", mas Genial aponta motivos para investir

Entre os principais obstáculos enfrentados pelo Inter, conforme a Genial, estão questões como não conseguir listar sua ação no exterior e a liquidação do Fundo Ponto Grossa. Porém, Genial recomenda compra

17 março 2022 - 12h25Por Redação Spacemoney

Desde julho, a unit do Banco Inter (BIDI11) perdeu 80% do seu valor de mercado. Segundo a Genial Investimentos, o banco vem enfrentando a "tempestade perfeita", com diversos fatores que prejudicaram o preço das ações.

Entre os principais obstáculos enfrentados pelo Inter, conforme a Genial, estão questões como não conseguir listar sua ação no exterior; a liquidação do Fundo Ponto Grossa, que operava alavancado e teve que vender suas ações após chamadas de margem; a alta inflação e elevação da curva de juros, que prejudica o valuation, principalmente, de empresas de tecnologia.

Além disso, o sell off de fintechs, fenômeno observado em todo o mundo e a volatilidade nos mercados com a guerra na Ucrânia também têm pressionado os papéis.

Luz no fim do túnel

Mesmo que o Inter não tenha conseguido seguir com sua listagem no exterior, pelo menos por ora, o que permitiria levantar capital para financiar o crescimento, e de todos os reveses apontados, a Genial ainda se mostra otimista com o crescimento do banco.

"Acreditamos que a grande assimetria entre os indicadores financeiros e operacionais deve seguir diminuindo, principalmente através do acelerado crescimento da carteira de crédito. Além disso, enxergamos um caminho favorável para o banco rumo a lucratividade", diz relatório assinado por Eduardo Nishio, head de Research e Finanças, e Bruno Bandiera, analista do setor Financeiro e Saúde.

Para eles, o Inter fez fortes investimentos em 2021, ampliando as despesas de pessoal em mais de 93,5% a/a. "Com uma estrutura mais robusta, acreditamos que a desaceleração do crescimento das linhas de despesa e continuidade do avanço das receitas deve gerar resultado positivos mais consistentes em 2022/23. Esperamos um lucro de R$ 350 milhões em 2022 e R$ 741 mi, em 23".

Assim, dado acelerado crescimento no crédito, horizonte de rentabilidade, perspectiva de listagem no exterior em 2022 e valuation atrativo a Genial a recomenda a Compra para Inter. Ressaltando que, mesmo que não liste suas ações no exterior, o Inter possui um nível de capital confortável.