sexta, 29 de março de 2024
Nota de crédito

Fitch coloca rating 'A+(bra)' da Alliar (AALR3) em observação negativa

A indicação reflete o elevado risco de refinanciamento no curto prazo e a fraca liquidez da empresa, disseram analistas

13 abril 2022 - 14h12Por Redação SpaceMoney

A Fitch, uma das maiores agências de classificação do risco em todo o mundo, colocou nesta quarta-feira (13) o Rating Nacional de Longo Prazo ‘A+(bra)’ de Alliar (AALR3) e de sua segunda emissão de debêntures em observação negativa.

A indicação reflete o elevado risco de refinanciamento no curto prazo e a fraca liquidez da Alliar.

A companhia possui montante relevante de dívida a vencer nos próximos doze meses e tem o desafio de refinanciá-lo em um cenário de elevada volatilidade no mercado.

A troca de controle, prevista para ser concluída nos próximos dias, pode minimizar o desequilíbrio financeiro da Alliar, a depender das decisões estratégicas do novo controlador.

A alavancagem da Alliar se mostra elevada, e a companhia tem o desafio de melhorar sua estrutura de capital em um ambiente de forte pressão inflacionária e elevadas taxas de juros, o que deve limitar sua capacidade de recuperação de geração de caixa.

Um insucesso na redução considerável do risco de refinanciamento e na melhora do perfil de alavancagem nos próximos dois meses vai resultar em rebaixamento do rating, alertou a Fitch.

Por volta das 13:54, as ações AALR3 subiam 2,87%, a R$ 18,31.