quinta, 18 de abril de 2024
Recomendações

Eletrobras (ELET3): UBS revisa ação após conclusão de processo de privatização no TCU

Para o UBS, algumas determinações do TCU podem ser implementadas com facilidade e tendem a aumentar o preço mínimo da oferta, que deve ocorrer na segunda quinzena de junho

19 maio 2022 - 15h18Por Investing.com
Fachada EletrobrasFachada Eletrobras - Crédito: Eletrobras

Por Ana Beatriz Bartolo, da Investing.com - A privatização da Eletrobras (SA:ELET3) ganhou o sinal verde do Tribunal de Contas da União (TCU) nesta quarta-feira, 18, após alguns percalços no caminho. Para o UBS, algumas determinações do TCU podem ser implementadas com facilidade e tendem a aumentar o preço mínimo da oferta. Além disso, a expectativa é que a capitalização seja finalizada já no próximo mês.

Às 15:03, as ações da Eletrobras avançam 3,80%, a  R$ 44,21.

O UBS acredita que o roadshow, para divulgar o processo com investidores nacionais e estrangeiros, deve acontecer no início de junho e a conclusão do processo de capitalização ficaria para a segunda quinzena de junho. 

Porém, o banco não descarta a possibilidade do roadshow ter o seu início antecipado para a próxima semana, uma vez que as determinações deverão ser abordadas até a precificação.

Sobre as determinações feitas pelo TCU, o UBS considerou o resultado melhor do que o esperado, uma vez que as medidas podem ser abordadas até o final da oferta e não no início, o que poderia causar mais atrasos no processo.

Para seguir as orientações do TCU, a Eletrobras precisa corrigir a curva modelo de custos operacionais, para que as premissas sejam observadas, e acertar a avaliação elaborada para que contemple adequadamente as premissas esperadas do capex para manutenção de energia eólica.

O terceiro ponto a ser ajustado é a correção das indenizações ao final das concessões de transmissão, seguida pela correção da avaliação elaborada para que o impacto da renegociação do risco hidrológico seja observado nas avaliações da Eletronorte e Eletrosul.

Além disso, também é necessário revisar os estudos para retificar as estimativas de resultados decrescentes e incorporar premissas de valor na continuidade dos fluxos de caixa das empresas controladas pela Eletrobras; atualizar os estudos adotando projeções atualizadas do sistema de expectativas do banco central; e por fim, detalhar os riscos e justificativas da não inclusão do CPEL na avaliação da Eletrobras.

O UBS reitera a sua recomendação de compra das ações da Eletrobras, com preço-alvo de R$ 70.