quinta, 25 de abril de 2024
Disciplina financeira

Cautela: veja como investir e manter lucros em tempos de crise como a guerra entre Rússia e Ucrânia

Especialistas aconselham quatro passos para manter a calma e atravessar momento turbulento e volátil

11 março 2022 - 14h24Por Investing.com

Publicado originalmente no Investing.com Espanha

Investing.com - A invasão russa da Ucrânia trouxe grande volatilidade aos mercados e especialistas aconselham cautela agora mais do que nunca ao investir.

Duncan Lamont, CFA, chefe de pesquisa e análise da Schroders, traz quatro pontos que podem ajudar a manter a cabeça fria nesse cenário e não tomar decisões precipitadas:

1. Investir no mercado de ações: arriscado no curto prazo, mas nem tanto no longo prazo

Com base em quase 100 anos de dados sobre o comportamento do mercado de ações americano, descobrimos que, se você investisse apenas por um mês, perderia capital 40% das vezes em termos corrigidos pela inflação, ou seja, em 460 dos 1.153 meses de nossa análise.

No entanto, se o investimento tivesse sido mantido por mais tempo, o resultado teria sido mais positivo. 

Por exemplo, em um período de 12 meses, o dinheiro teria sido perdido em pouco menos de 30% das vezes.

 É importante notar que um ano ainda é pouco tempo quando se trata do mercado de ações. 

Em contraste, em um horizonte de cinco anos, esse número cai para 23%. Aos 10 anos é de 14%. 

E não houve nenhum período de 20 anos em nossa análise em que o mercado de ações tenha sofrido perdas com base na inflação.

É verdade que a possibilidade de perder dinheiro a longo prazo não pode ser totalmente descartada. No entanto, é uma ocorrência muito rara.

Em contraste, embora o dinheiro possa parecer mais seguro, as chances de seu valor ser diminuído pela inflação são muito maiores. 

A última vez que o caixa superou a inflação em um período de cinco anos foi de fevereiro de 2006 a fevereiro de 2011, e, por enquanto, não acreditamos que essa tendência vá mudar.

2. Declínios de mais de 10% são registrados na maioria dos anos, mas o desempenho de longo prazo tem sido forte

Na quinta-feira da semana passada, os mercados de ações globais caíram 10% em relação ao pico e na sexta-feira se recuperaram, mas no início desta semana caíram novamente.

Esses 10% podem parecer uma grande queda, mas na verdade é bastante comum.

 O mercado norte-americano registrou quedas de pelo menos 10% em 28 dos últimos 50 anos civis, ou seja, na maioria dos anos. 

Na última década, isso inclui 2012, 2015, 2016, 2018 e 2020.

Apesar desses obstáculos no caminho, o mercado de ações dos EUA se valorizou em média 11% ao ano durante esse período de 50 anos. 

Assim, no mercado de ações, o investidor deve se expor ao risco de curto prazo para obter retornos de longo prazo.

3. Vender após uma grande queda pode custar a aposentadoria de um investidor

Embora o mercado não tenha caído muito até agora, mais volatilidade e risco de queda não podem ser descartados. Se isso acontecer, pode ser tentador vender as ações e correr por dinheiro.

No entanto, nossa análise indica que, historicamente, essa teria sido a pior decisão financeira que um investidor poderia tomar. Isso garante que levaria muito tempo para recuperar as perdas.

Por exemplo, os investidores que mudaram para o dinheiro em 1929, após o primeiro crash de 25% da Grande Depressão, teriam que esperar até 1963 para recuperar seu dinheiro ao mesmo valor. 

Em vez disso, se tivessem permanecido investidos, teriam conseguido no início de 1945. E lembre-se, o mercado de ações acabou caindo mais de 80% durante essa crise. 

Portanto, mudar para o dinheiro pode ter evitado as piores perdas durante o crash, mas ainda assim acabou sendo de longe a pior estratégia de longo prazo.

Da mesma forma, os investidores que mudaram para dinheiro em 2001, após o crash de 25% no crash das pontocom, podem ver que até hoje seu portfólio ainda não se recuperou totalmente das perdas.

Em suma, sair do mercado e se refugiar em caixa após uma grande queda foi negativo para o retorno de longo prazo da carteira.

4. Os momentos de maior incerteza foram melhores do que o esperado para a Bolsa

As tensões crescentes entre a Rússia e a Ucrânia recentemente elevaram o índice VIX , o "medidor do medo" do mercado de ações. O VIX é uma medida da quantidade de volatilidade que os traders esperam para o índice S&P 500 dos EUA nos próximos 30 dias.

Assim, nos últimos dias subiu para um nível de 32, bem acima de sua média desde 1990 de 19, e bem acima de seu nível no início do ano de 17.

Não é difícil imaginar um cenário em que esse ele se move ainda mais nos próximos dias à medida que os eventos continuam a se desenrolar.

No entanto, em vez de ser um momento para vender, historicamente, períodos de maior volatilidade e incerteza foram quando os investidores mais arriscados apresentaram melhores retornos. 

De fato, em média, o S&P 500 gerou um retorno médio de 12 meses de mais de 15% se o VIX estivesse entre 28,7 e 33,5. E mais de 26% se ultrapassou 33,5.

Também analisamos a mudança de estratégia, de quem decidiu vender ações (S&P 500) e sacar diariamente toda vez que o VIX entrou nessa perna, e depois voltou a investir em ações quando caiu novamente. 

Essa abordagem teria um desempenho pior do que a estratégia de manter o investimento em ações continuamente em 2,3% ao ano desde 1991 (7,6% ao ano vs. 9,9% ao ano, sem considerar os custos).

Um investimento de US$ 100 na carteira continuamente investida em janeiro de 1990 valeria o dobro dos US$ 100 investidos na carteira que optou pela mudança de estratégia.

Como em todos os investimentos, o passado não é necessariamente um guia para o futuro, mas a história sugere que períodos de maior medo, como o que estamos enfrentando atualmente, foram melhores para o investimento em ações do que se poderia esperar.