terça, 23 de abril de 2024
Recomendação de compra

Assaí (ASAI3) dispara após balanço agradar mercado

Empresa conseguiu manter o crescimento, mesmo diante de um cenário desfavorável com os consumidores perdendo renda

22 fevereiro 2022 - 16h45Por Redação Spacemoney

Entre os destaques positivos do Ibovespa nesta terça-feira (22), as ações do Assaí (ASAI3) se valorizam depois da divulgação do balanço do quarto trimestre da empresa. Por volta das 16h35, as ações subiam 4,25%, cotadas a R$ 12,99.

Os números agradaram ao mercado que entende que a empresa conseguiu manter o crescimento, mesmo diante de um cenário desfavorável com os consumidores perdendo renda.

Buscando rentabilidade na Bolsa de valores? Saiba como aumentar seus retornos com um assessor da Ipê Investimentos via WhatsApp.

"O Assaí apresentou desaceleração no crescimento de top-line em relação ao que vinha entregando nos últimos trimestres, e principalmente considerando a forte expansão observada no período. No entanto, dadas as circunstâncias da redução do poder de compra do consumidor, que provoca o trade down e abandono de marcas e categorias, a dinâmica já era esperada e também afeta os demais players, sobretudo os que operam no varejo", pontuou a Ativa Investimentos.

Ainda assim, continua o relatório da Ativa,  acompanhia demonstrou resiliência em sua rentabilidade, mesmo diante de um cenário desafiador para os custos e despesas e com maior número de lojas na fase inicial da curva de maturação.

"Seguimos acreditando que o canal de cash and carry continuará se destacando em meio ao forte ambiente inflacionário e que o Assaí, como um player puro de atacarejo, se beneficiará desse movimento de migração de clientes para o formato".

Para o Bank of America (NYSE:BAC) (SA:BOAC34) (BofA), o Assaí continua enfrentando um cenário adverso, com inflação e juros elevados, e ainda possui um risco de governança contínuo. Porém, o banco destaca que as ações permanecem atraentes ao analisar um ano de despesas elevadas com a conversão da compra de 71 antigos hipermercados da afiliada, Grupo Pão de Açúcar (SA:PCAR3).

O Itaú BBA classificou os resultados do Assaí no quarto trimestre como neutros, e manteve avaliação outperform (perspectiva de valorização acima da média do mercado) e preço-alvo de R$ 21.