sexta, 19 de abril de 2024
Recomendações

Ambev (ABEV3) cai mais de 1%; BTG mantém recomendação neutra para os papéis

Analistas dizem que ainda precisam entender se novas iniciativas de valor da companhia podem ser grandes para compensar o que veem como margem de contribuição cada vez menor do segmento (principal) de cerveja

13 abril 2022 - 10h56Por Redação SpaceMoney
AmbevAmbev - Crédito: Ambev/Divulgação

Na terça-feira (12), a Ambev (ABEV3) realiza o seu Dia do Investidor em Campinas, São Paulo. Analistas do BTG Pactual (BPAC11) dizem que a empresa procurou transmitir a sensação de que o uso intenso da tecnologia impulsiona a mudança de mentalidade para ser mais centrada no consumidor, centrada em serviços e empresa orientada para o portfólio de marcas.

Eles avaliam que embora as bebidas ainda sejam a alma da empresa, o BEES, o Zé Delivery, a logística, o desenvolvimento da marca e a inovação têm tudo para se basear em um uso inédito de dados - nesse campo, a Ambev busca se destacar para criar a plataforma que vai impulsionar seu crescimento nos próximos 20 anos. 

As observações iniciais do CEO da Ambev, Jean Jereissati, destacaram algumas das novas prioridades estratégicas. Lembrou aos investidores como o modelo de negócios anterior, baseado na internacionalização e na busca incansável de eficiências, se traduziu até 2015 em uma das mais notáveis histórias de criação de valor.

Também destacou a estagnação que se seguiu, em parte devido ao cenário macro desfavorável, mas também como alguns desses atributos eram replicáveis e a Ambev demorou muito para reagir a uma indústria em mudança.

A empresa agora evolui seu modelo de negócios para um modelo em que tenta liderar e aumentar suas categorias de bebidas, digitalizar e monetizar o ecossistema e otimizar as operações.

O BTG destaca ser fascinante ver a empresa se reinventar. Quanto à visão sobre as ações, no entanto, analistas dizem que ainda precisam entender se as novas iniciativas de valor que a Ambev enfrenta agora podem ser grandes o suficiente para compensar o que vemos como uma margem de contribuição cada vez menor do segmento (principal) de cerveja.

Isso continua sendo fundamental para permitir que a Ambev cumpra consistentemente as expectativas de lucro do mercado, o que o BTG considera fundamental para o desempenho das ações à luz do que não é um valuation pouco atraente.

Analistas acreditam que 2022 pode oferecer alguns insights importantes sobre se a máquina de precificação da Ambev pode finalmente se recuperar em um momento em que veem os volumes do setor começar a diminuir.

Por enquanto, o BTG ainda está do lado cético e prefere reiterar sua recomendação neutra, com preço-alvo de R$ 16,00 para ABEV3.

Às 10:41, os papéis ABEV3 caíam 1,46%, a R$ 14,83.