quinta, 25 de abril de 2024
Recomendações

Alliar (AALR3): 1T22 foi de surpresa negativa em vendas e lucro operacional, diz Safra

Banco considera que a baixa procura por testes de Covid-19 influenciou o resultado, entre outras implicações

19 abril 2022 - 11h18Por Redação SpaceMoney

Os números divulgados pela Alliar (AALR3) revelaram despesas com vendas, gerais e administrativas (SG&A) e equivalência patrimonial decepcionantes, apesar das receitas e margem bruta em linha, disse o Banco Safra.

Para o banco, os dados confirmaram as expectativas por um primeiro trimestre fraco em termos de vendas devido aos baixos testes de Covid-19 e duras comparações, mas surpreenderam pelo lado negativo em termos de desalavancagem operacional, o que levou a uma surpresa negativa no lucro operacional.

A receita líquida de R$ 270 milhões foi 10% menor na base de comparação trimestral e 8% inferior ano a ano, com o desaparecimento dos exames Covid-19 e o retorno da dinâmica sazonal com menor volume de exames básicos no final do ano.

O EBITDA (sigla para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ficou 56% abaixo do trimestre anterior e 20% inferior às projeções de Safra.

Com isso, o Safra reiterou recomendação neutra para a Alliar, com o preço-alvo em R$ 17,00. Eles consideram ainda que o potencial de valorização caso a OPA aos acionistas se confirme não deve ser grande para compensar riscos ainda existentes.

Eles avaliam que o diagnóstico remoto de 3P proposto pela empresa parece interessante, mas ainda não se posiciona como um fator crítico para a ação. E pontuam, finalmente, que o mercado de diagnósticos tem barreiras de entrada mais baixas e mantém menos fidelidade do paciente e do médico do que unidades de cuidados de alta complexidade.