sexta, 29 de março de 2024
Especialista em investimentos indica

Quer começar a investir? Veja dicas de como poupar dinheiro para aplicações financeiras

27 janeiro 2021 - 14h28Por Redação SpaceMoney

Cerca de 67% dos consumidores brasileiros não conseguem poupar nenhuma parcela de seus rendimentos mensais. Quando falamos dos mais pobres, o percentual é ainda maior: 71% dos brasileiros das classes C,D e E não reservam recursos.

Os dados da pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil mostram que o ato de guardar dinheiro não é uma tarefa fácil para muitas pessoas. 

Contudo, com a crise econômica provocada pela pandemia de Covid-19 os consumidores perceberam que não basta apenas poupar, mas também ter uma reserva de emergência para lidar com imprevistos, como ficar desempregado ou ter que fechar seu negócio mesmo que temporariamente.

Então, como separar recursos, garantir uma reserva financeira e quem sabe até começar a investir? Veja abaixo cinco dicas reunidas pela especialista em investimentos e sócia da 051 Capital Laura Bartelle:

1. Tenha um bom motivo

Os resultados que poderão ser alcançados no longo prazo por abrir mão de ganhos no curto prazo ou imediatos precisam estar claros e serem bons o bastante para lhe convencer quando aquela compra por impulso tentar lhe seduzir. Por isso, reflita bem sobre o seu objetivo e pense o quanto quer alcançá-lo. Ter um bom motivo será justificava suficiente para deixar de fazer aquelas compras impulsivas e desnecessárias e focar na sua meta.

2. Saiba quanto você gasta

É simples, mas a maioria das pessoas subestima seus gastos mensais e, quando vem o cartão de crédito, nem acredita que realmente gastou tudo aquilo. Garimpe todos os seus gastos durante um mês e tenha clareza de como andam suas contas. Se não colocar no papel, não terá uma percepção clara do que gasta. Essa tarefa é fundamental para refletir sobre gastos que pode cortar ou adiar.

3. Tenha clareza do que são gastos essenciais e o que são opcionais

Para a gente começar a poupar, é necessário ter discernimento do que é realmente essencial. Feito isso, veja o que pode ser excluído para que aquele objetivo de longo prazo comece a se aproximar.

4. Defina um valor mensal para a caixinha dos investimentos

Não importa se é R$ 100 ou R$ 1.000 por mês. Comece a criar o hábito de juntar dinheiro para investir. É pensando assim que você começa a construir uma vida financeira mais tranquila. Como já dizia Warren Buffet, o maior investidor de todos os tempos: "Não invista o que sobra depois de gastar, gaste o que sobra depois de investir"

5. Encontre fontes de prazer e alegria no que você já tem

Consumimos mais do que o necessário na busca por satisfação. E se a satisfação vier agora, independentemente da sua conta bancária? Reflita sobre o que lhe traz alegria e o que pode ser incluído no seu dia a dia sem mexer no seu bolso.

Com informações da Hoch Muller