quinta, 25 de abril de 2024
planejamento

"Planejamento financeiro é mais do que poupar e investir": as lições da 1ª SpaceLive

22 julho 2020 - 13h49Por Redação SpaceMoney

Ao meio-dia de hoje, dia 21, a SpaceMoney realizou sua primeira SpaceLive. O tema foi planejamento financeiro 360° — ou seja, aquele que olha para todos os aspectos da vida de uma pessoa para traçar as metas e objetivos de suas finanças

A economista e Head de planejamento financeiro da SpaceMoney, Thabata Abreu, começou falando da importância de lidar com as dívidas antes de pensar em investimentos. "Ter dívidas não significa que seu futuro financeiro está arruinado: existem diversas formas de lidar com elas", comentou.

Entre essas formas, a economista mencionou a troca de empréstimos com juros mais caros por outras linhas de crédito de crédito mais baratas. Mas é fundamental repensar nos custos de vida, diminuindo os gastos médios. E mais que isso — "dar um passo para trás e ver os comportamentos que te levaram à necessidade de um crédito", completou a economista.

Também participaram da live o CEO da SpaceMoney, Fábio Murad; e Sérgio Brito, sócio-diretor da Ipê Investimentos. Sérgio reforçou que o investidor deve revisitar sua carteira de investimentos a cada 6 meses — e, em tempos voláteis como os atuais, até em intervalos menores. 

Por último, Thabata lembrou de algo que é comumente esquecido quando pensamos em finanças: "Planejamento financeiro é muito mais do que poupar e investir". Ela traz que, na hora de se planejar, é preciso olhar para todos os aspectos da vida de uma pessoa, relacionando os hábitos e comportamentos que têm impacto no bolso. 

E, depois disso, fazer um acompanhamento profissional para analisar se é preciso fazer alguma mudança no planejamento inicial. Afinal, as circunstâncias do mundo e da vida de uma pessoa estão em constante mudança.