quinta, 25 de abril de 2024
Odebrecht

PF cumpre 3 mandados de prisão no Banco Paulista na 61ª fase na Operação Lava Jato

08 maio 2019 - 10h17Por Angelo Pavini
A 61ª fase da Operação Lava Jato, denominada Disfarces de Mamom, cumpre na manhã de hoje (8) três mandados de prisão preventiva de executivos de um banco e 32 de busca e apreensão na cidade de São Paulo. Outras buscas também são realizadas no Rio de Janeiro (sete mandados de busca e apreensão) e Porto Alegre (dois mandados de busca e apreensão).

Lavagem de dinheiro

A investigação apura um grande esquema de lavagem de dinheiro praticado por altos funcionários de um banco, que contratavam empresas de fachada para emitir notas fiscais e contratos fictícios para justificar movimentação bancária no exterior.

O seu dinheiro não pode ficar nem mais um minuto sem render! Abra uma conta na Órama e comece a investir!

Diretores do Banco Paulista

Os acusados são um funcionário da mesa de câmbio, um diretor da área de operações de câmbio e o diretor geral do banco. Segundo informações de mercado, a instituição seria o Banco Paulista, do ex-presidente da Bolsa de Valores de São Paulo, Álvaro Augusto Vidigal. Segundo reportagem do Universo Online, os alvos dos mandatos são Gerson Luiz Mendes de Brito, diretor-geral na época dos fatos e mais dois funcionários, Tarcísio Rodrigues Joaquim, diretor de Câmbio, e Paulo César Haenel Pereira Barreto, funcionário da mesa de câmbio*. O Banco Paulista é dono da corretora Socopa. Consultado sobre os impactos da operação sobre a operação do Banco Paulista, o Banco Central informou que não comenta a situação de bancos específicos. Foram usados depoimentos e colaborações de três administradores de uma instituição financeira do exterior que ocultava capitais em operações criminosas em favor da Odebrecht.

Interrogatório no Paraná

Os presos serão levados para a sede da Polícia Federal em São Paulo e, posteriormente, seguem para a Superintendência do Paraná, onde serão interrogados. Cerca de 170 policiais federais atuam na operação, que teve mandados expedidos pela 13ª Vara Federal de Curitiba. *Corrige informação sobre nome dos alvos dos mandados. Com informações da Agência Brasil. O post PF cumpre 3 mandados de prisão no Banco Paulista na 61ª fase na Operação Lava Jato apareceu primeiro em Arena do Pavini.