sexta, 29 de março de 2024
No azul

Pesquisa e antecipação das compras; confira dicas para economizar nas festas de fim de ano

Educador financeiro do Sicoob, Eduardo Souza Trigueiro, separou algumas dicas para que as pessoas aproveitem esta época do ano com consciência

06 dezembro 2021 - 16h25Por Redação Spacemoney

Árvore de Natal montada e pisca-pisca pela casa. Com a chegada do último mês de 2021, os brasileiros começaram a se preparar para as festas de fim de ano. E, com o avanço da vacinação contra a covid-19 e a diminuição do índice de contágio, é natural que as famílias queiram se reunir presencialmente nesta época.

Presentes e ceias natalinas já estão no planejamento deste mês. E, para auxiliar os consumidores, o educador financeiro do Sicoob (instituição financeira cooperativa), Eduardo Souza Trigueiro, separou algumas dicas para que todos aproveitem esta época do ano com consciência.

Cenário

Pela 32ª vez consecutiva, a previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, subiu. Se antes era de 9,33%, agora está em 9,77% este ano.

"A principal dica é não deixar para fazer as compras de última hora. Temos uma inflação alta e sabemos que na última semana antes do Natal, os preços começam a escalar", explica o especialista.

De acordo com Eduardo, as grandes redes de varejo sabem que muitos brasileiros fazem as compras após o pagamento do salário, da segunda parcela do décimo terceiro ou até quando o vale-alimentação é recarregado, no caso das ceias. E eles podem encontrar produtos com preços elevados.

"Eu, por exemplo, costumo reservar um dia da minha semana para ir ao supermercado e sempre encontro alimentos com valores diferentes. Então a pesquisa é fundamental. Essa é minha segunda dica", salienta.

Além da comparação de produtos e exemplo próprio, o educador financeiro listou outros macetes que podem ajudar os consumidores para as festas de fim de ano:
 

Antecipe as compras

Aproveitando o exemplo acima, após fazer a pesquisa ou a compra do mês, que tal já adiantar alguns alimentos da ceia? Afinal, quanto mais tempo se aproxima da data, mais caro pode ficar o produto.

Ceia partilhada

Muitas famílias pretendem se reunir presencialmente, uma ótima sugestão é fazer uma ceia americana. Cada parente leva um prato e, no fim das contas, não pesa do bolso de ninguém.

Presentes

Assim como os alimentos, quanto mais demorar para comprar os presentes dos familiares, mais caro ele pode ficar. Se adiantar e planejar é fundamental.

Clínicas financeiras

Comece a se organizar para 2022. O Sicoob conta com o projeto gratuito chamado "Clínicas Financeiras Virtuais", para cooperados e não cooperados. 

E, por fim, Trigueiro pede: cuidem-se! Apesar de muita gente estar ansiosa pela reunião familiar ou a virada de ano com os amigos depois de um período de celebrações canceladas, o mais importante de tudo é manter os cuidados básicos em 2021 para as comemorações.

"Mesmo quem já tomou a vacina deve usar máscaras faciais em locais fechados, evitar aglomerações e higienizar as mãos constantemente"