sexta, 29 de março de 2024
Bookbuilding

O que é bookbuilding?

11 agosto 2020 - 17h10Por Redação SpaceMoney

Se você pretende participar de algum IPO (Oferta Pública Inicial, na sigla em inglês), você tem de saber o que é bookbuilding. Afinal, é este processo que vai determinar o preço a ser pago por aquele papel. E o mesmo vale para ofertas secundárias.

Primeiramente, o coordenador da oferta avalia a possível demanda pelos ativos em questão. Assim, a partir de uma procura hipotética, é definido um intervalo de preço para as operações iniciais.

Em seguida, essa faixa de valores é anunciada ao mercado -- e há uma consulta a investidores internacionais para entender se aquela demanda traçada anteriormente realmente confere. Pode ser que sim, pode ser que não: caso não haja o interesse esperado, geralmente, o preço é reduzido.

Todas essas etapas demoram um pouco e, geralmente, o valor pelo qual as ações vão ser negociadas é definido, de fato, um dia antes de serem negociadas.

Quer saber mais sobre investimentos? Fale com um especialista SpaceMoney

Na bolsa brasileira, a B3, todo esse processo pode ser feito de maneira digital, com o e-bookbuilding. Nesse caso, toda a comunicação é feita pela internet, da manifestação de interesse de compra até a definição do preço final.

Bookbuilding em renda fixa

Até agora falamos de ações, certo? Mas o processo de bookbuilding vale também para aplicações de renda fixa. O objetivo e as etapas são os mesmos: analisar previamente o interesse em títulos, como debêntures, para vender certa quantidade deles a um preço determinado.

Nas emissões de crédito privado, por exemplo, é definido um teto e um piso de remuneração possíveis -- semelhante ao intervalo de preço das ações. No mesmo esquema, a partir da demanda pelo título, esse valor se aproxima mais do teto ou do piso.