sexta, 19 de abril de 2024
Mercado de ações

Marfrig (SA:MRFG3): Compra de ações da BRF (SA:BRFS3) é oportunidade, mas cheia de incertezas

Cade aprovou a aquisição de 31% das ações da BRF pela Marfrig sem restrições, tornando-se a maior acionista individual

01 outubro 2021 - 17h05Por Investing.com
 - Crédito: Kyle Mackie via Unsplash

Por Jessica Bahia Melo, da Investing.com - Com maior geração de caixa, redução de alavancagem e investimentos em ações na BRF (SA:BRFS3), a Marfrig (SA:MRFG3) passa por um momento positivo, que impulsionou a valorização dos papéis, com variação anual acima de 80%. A Marfrig é uma das maiores companhias de alimentos à base de proteína animal do mundo, com mais de 30 mil colaboradores na América do Norte e do Sul. 

Compra de ações da BRF

Nesta semana, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a aquisição de 31% das ações da BRF pela Marfrig sem restrições – tornando-se a maior acionista individual. Sérgio Berruezo, Analista de Research da Ativa Investimentos, vê um grande potencial na aquisição. “Quando a gente considera que a BRF é uma empresa muito grande, se você olha o investimento, ele é muito relevante.  Em abril do ano que vem, com assembleia geral da BRF, vamos ver as intenções da Marfrig, lembrando que ela já tentou fazer uma fusão no passado”, avalia.

Guilherme Paiva, analista da Rio Gestão, acredita que a diversificação para outras carnes é benéfica. “Os principais concorrentes da Marfrig estão nas prateleiras com diversos produtos, diversas carnes. A Marfrig  vem com uma carne só. É favorável para proteger ela quando os ciclos do boi não estiverem favoráveis e de outra proteína pode estar”, detalha.

Luís Sales, estrategista-chefe da Guide Investimentos,  concorda que faz sentido aproveitar o momento cíclico para adquirir as ações e diversificar. “A BRF possui marcas bem reconhecidas, Sadia, Perdigão, isso completa bem o portfolio, embora no passado não tenha dado tanto certo para a Marfrig”, pondera.

Resultados

No segundo trimestre deste ano, a empresa teve receita líquida e lucro líquido 9% superiores na comparação com o mesmo período do ano passado. O dividend yield da companhia é de cerca de 7%. O foco tem sido no mercado bovino com produção e venda ao público dos Estados Unidos. Lá, a Marfrig opera por meio da National Beef, que possui oito unidades produtivas. 76% da receita líquida tem como origem a operação da América do Norte.

A Marfrig é líder global na produção de hambúrgueres e a segunda maior do planeta em carne bovina, com foco em produtos industrializados e a base de plantas.  Hoje, conta com mais de 32 mil colaboradores, com operações no Brasil, Argentina, Estados Unidos, Chile e Uruguai.