quinta, 25 de abril de 2024
jbs

JBS se defende de citação nos EUA; ações sobem 3%

14 setembro 2020 - 16h39Por Investing.com

Por Gabriel Codas, da Investing.com - Em dia positivo para o mercado local de ações, a JBS (SA:JBSS3) opera com importante valorização, acima dos ganhos do Ibovespa hoje. Na véspera, a unidade americana da companhia afirmou, em nota, que é "totalmente sem mérito" a citação do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos à empresa por não proteger seus funcionários da exposição à covid-19. A JBS USA afirmou que cada medida proposta na citação da Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (Osha) "foi implementada meses atrás na unidade de Greeley".

Por volta das 16h37, os ativos somavam 3,02% a R$ 23,22. O Ibovespa avançava 1,96% a 100.287 pontos, próximo à máxima do dia.

A Osha, ligada ao Departamento de Trabalho, propôs US$ 15.615,00 em penalidades, conforme documento publicado nesta sexta-feira (11). De acordo com a JBS USA, foram implementadas centenas de medidas para proteger os empregados, como triagem antes da entrada nas instalações, horários de início e intervalos escalonados, exigência de uso de máscaras e protetores faciais, instalação de barreiras físicas, tecnologias de limpeza de ar germicida por UV e ionização bipolar de plasma para neutralizar o vírus.

A JBS diz também que afastou todos os funcionários de grupos de risco das instalações com remuneração e benefícios integrais. "Além disso, realizamos testes randomizados de rotina em colaboradores assintomáticos, o que resultou em zero caso positivo até o momento, para garantir que nossas medidas preventivas permaneçam eficazes enquanto a pandemia continua", disse no comunicado.

A empresa declarou ainda que, "ao contrário das alegações da citação", a instalação de Greeley está em "total conformidade com todas as orientações para redução de risco recomendadas". Segundo a JBS USA, a instalação foi auditada e revisada por vários profissionais de saúde e especialistas do governo.