quinta, 28 de março de 2024
SpaceDica

Já ouviu falar de Warren Buffett? Confira 6 lições financeiras do magnata dos investimentos

27 janeiro 2021 - 14h35Por Redação SpaceMoney

Aos 90 anos e com uma fortuna estimada em US$ 85 bilhões, as grandes atuações financeiras de Warren Buffet o mantém sempre nas listas de pessoas mais ricas do mundo. O magnata, que é um dos mais importantes investidores da atualidade, transformou diversas empresas em apuros em companhias bilionárias.

A fórmula para tanto sucesso, segundo o investidor, está no estudo diligente. Aos 90 anos e com tantos frutos colhidos a partir de sua ânsia por conhecimento, Buffet também pode ser considerado um dos maiores professores em matéria de finanças

Para sorte de investidores mais inexperientes, o magnata acredita que conhecimentos precisam ser compartilhados e divide os seus sem cobrar nada por isso. Veja abaixo seis lições do megainvestidor.

1. A diferença entre preço e valor

Segundo Buffet, o preço das ações nem sempre corresponde a quanto uma determinada empresa vale: "Por algum motivo, as pessoas prestam mais atenção ao preço do que ao valor. O preço é o que se paga, mas o valor é o que se ganha". 

Para aplicar o ensinamento, pesquise ativos que podem ter grande potencial de valorização e que estejam "descontados", ou seja, com cotações baixas. Identificar a tendência de crescimento de uma companhia e conseguir determinar se ela é uma boa escolha para o futuro é uma das marcas registradas de bons investidores.

2. Seja adepto do buy and hold
 
Uma continuação da lição anterior, a estratégia buy and hold (comprar e manter, em tradução livre) é usada por investidores de sucesso, com Warren Buffet entre eles. O método consiste em comprar ações de empresas que estão baratas e possuem tendência de valorização a longo prazo.

Entretanto, a tática requer sabedoria e paciência para estipular quais papéis são boas opções de compra e qual é o momento ideal para vendê-los.

3. Na contramão da manada
 
Na crise econômica de 2008, na qual a inadimplência de títulos hipotecários nos EUA gerou uma crise de liquidez e levou muitas empresas financeiras à falência, Buffett foi na direção contrária dos investidores. 

O magnata utilizou o cenário a seu favor e investiu em ações de um banco, o Goldman Sachs, enquanto a maioria tentava desesperadamente se desfazer de seus papéis com medo de calote no mercado. Como resultado, Buffet embolsou US$ 10 bilhões em lucro nos anos seguintes.

4. Reduza os riscos

Para Buffet, o "risco vem de você não saber o que está fazendo" quando se trata de investimentos. Na prática, isso significa que toda movimentação no mercado financeiro tem riscos. 

Alguns produtos são mais estáveis, como a renda fixa, enquanto outros as ações, por exemplo oscilam de valor mais rapidamente. Contudo, se você souber no que está investindo e como investir, reduzirá suas perdas e aumentará suas chances de sucesso.
 
5. Comece cedo

O que você gostava de fazer aos 11 anos? Com esta idade Warren já investia na bolsa de valores e as aplicações de longo prazo tornaram-se uma de suas marcas registradas como investidor.

6. Valorize a simplicidade

Engana-se quem pensa que Buffet administra sua fortuna em um luxuoso escritório na região de Wall Street. O magnata mantém seu local de trabalho em Omaha, no interior dos Estados Unidos, com poucos funcionários para ajudá-lo, e vive na mesma casa desde 1958.

Entre as regras que devem ser seguidas por toda a vida, Buffet lista o investimento em empresas que você conhece, a manutenção de hábitos simples e o baixo consumo de itens de conforto ou luxo.