sexta, 29 de março de 2024
Grande investimento

Iraque e Total fecham acordo de US$ 27 bi para desenvolver projetos de energia

A empresa francesa de energia irá construir quatro enormes projetos no sul do país

06 setembro 2021 - 08h05Por Reuters

Por Ahmed Rasheed, da Reuters - A francesa Total irá construir quatro enormes projetos de energia no sul do Iraque graças a um novo acordo de 27 bilhões de dólares fechado neste domingo em Bagdá, afirmou o ministro iraquiano do Petróleo.  

A companhia começará com um investimento inicial de 10 bilhões de dólares, afirmou o CEO Patrick Pouyanne, que acrescentou que o trabalho de engenharia começará "imediatamente". 

O ministro do Petróleo do Iraque, Ihsan Abdul Jabbar, disse que a primeira fase terá um investimento de 3 bilhões de dólares por parte do grupo francês em um projeto para injetar água do mar nos campos de petróleo para melhorar a extração da commodity. 

A Total também irá fornecer 2 bilhões de dólares para construir uma planta de processamento de gás extraído dos campos ao sul de West Qurna 2, Majnoon, Artawi, Tuba e Luhais.

É esperado que a planta produza 300 milhões de pés cúbicos de gás por dia, e o dobro depois de uma segunda fase de desenvolvimento, disse Jabbar, que acrescentou que o gás produzido pelo projeto da Total irá ajudar o Iraque a reduzir suas importações de gás do Irã.

As outras duas iniciativas são uma usina de energia solar e um projeto para aumentar a produção de petróleo cru do campo petrolífero de Artawi.

A Total ajudará a impulsionar a produção do campo petrolífero de Artawi para 210 mil barris de petróleo por dia (bpd), ante 85 mil bpd atuais, segundo uma nota do Ministério do Petróleo.