sexta, 19 de abril de 2024
Ibovespa

Ibovespa tem leve alta, rondando a estabilidade; dólar avança, a R$ 5,27

15 setembro 2020 - 15h28Por Redação SpaceMoney

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, operava em torno da estabilidade durante o pregão desta terça-feira (15). Os investidores oscilam entre pessimismo com a fala de Bolsonaro sobre o Renda Brasil e a influência positiva dos ganhos em NY.

Por volta das 15h20, os ganhos eram de 0,05%, aos 100.328 pontos.

O dólar, por sua vez, subia. A moeda norte-americana tinha leve valorização de 0,08%, cotada a R$ 5,279.

Veja os fatores que influenciam os mercados hoje:

Mercados internacionais

Ásia (encerrados)

  • Nikkei 225 (Jap): 0,44% ↓
  • Shangai Composite (Chi): 0,51% ↑

Europa (encerrados)

EUA

Dados econômicos

O otimismo internacional vem da divulgação de dados animadores tanto na Ásia quanto na Europa. Na China, as vendas do varejo subiram 0,5% em agosto, na comparação anual, enquanto a produção industrial teve alta de 5,6% na mesma base de comparação. Já na Europa, o índice Zew de sentimento econômico cresceu de 64 pontos em agosto para 79,9 em setembro.

Copom

No cenário interno, o destaque é para o início da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. A decisão de juros sai no final da tarde de amanhã e a expectativa é de que a Selic fique na mínima histórica de 2% ao ano.

Em Brasília

O dia começou com o Renda Brasil no radar e a necessidade de abrir espaço no orçamento; a equipe econômica tentava aprovar, no Legislativo, a desvinculação do salário mínimo dos benefícios previdenciários e o congelamento de aposentarias e pensões por dois anos. A negociação pode ser obstruída pela data limite das convenções municipais, na quarta-feira (15).

Ainda pela manhã, o presidente Bolsonaro se pronunciou sobre o assunto, afirmando que, em seu governo, "está proibido falar sobre Renda Brasil". A fala apagou os ganhos da abertura do Ibovespa hoje.

Veja como os índices brasileiros estão operando hoje