quinta, 25 de abril de 2024

Ibovespa futuro tem novo começo de dia negativo; dólar avança

22 setembro 2020 - 09h44Por Investing.com

Por Gabriel Codas

Investing.com - A jornada desta terça-feira inicia com estabilidade do índice futuro do Ibovespa, com leve queda de 0,03% aos 96.950 pontos às 09h31, com o dólar avançando 0,23% a R$ 5,4253.

O mercado segue atento com a possibilidade de uma segunda onda da Covid-19, o que impactaria negativamente a economia global e afetou o início da semana nas maiores bolsas do mundo, com os mercados asiáticos refletindo as fortes quedas da véspera no pregão desta terça-feira.

Os principais centros financeiros da Europa buscam uma reação e avançam, mesmo com o risco da volta de restrições à mobilidade e isolamento social em alguns lugares como Espanha e o Reino Unido, onde o premiê Boris Johnson manifestou seu apoio para que as pessoas voltem ao trabalho remoto e decretou horários mais severos de fechamento dos bares e restaurantes.

As commodities de atividade como o petróleo e o cobre ensaiam uma recuperação, enquanto a volatilidade tende a recuar. Olhando para o dia, o principal evento acontecerá em Washington D.C., onde o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell deve enfatizar ante o Congresso americano a necessidade de mais apoio fiscal direto do governo no pós-pandemia.

No cenário interno, as atenções continuam voltadas para a questão fiscal e a pressão na curva de juros, além de repercussão da ata do Copom. O presidente Jair Bolsonaro abre a 75ª Assembleia Geral da ONU, seguindo a tradição de o discurso do mandatário brasileiro de inaugurar o encontro internacional.

- Cenário Interno

Ata do Copom

O Banco Central indicou que as condições para sua sinalização de que a taxa Selic não deve subir seguem de pé, segundo ata do Comitê de Política Monetária (Copom) publicada nesta terça-feira, na qual reforçou considerar adequado manter a chamada prescrição futura como instrumento de política monetária adicional.

"O Copom avaliou que as condições para a manutenção do 'forward guidance' seguem satisfeitas. O comitê considera que as expectativas de inflação assim como as projeções de inflação de seu cenário básico encontram-se significativamente abaixo da meta de inflação para o horizonte relevante de política monetária; o regime fiscal não foi alterado; e as expectativas de inflação de longo prazo permanecem ancoradas", apontou a ata.

Na semana passada, o BC manteve a Selic em sua mínima histórica de 2% ao ano após nove cortes consecutivos, conforme esperado pelo mercado, e, num comunicado sem grandes novidades quanto à política monetária, reconheceu que a inflação deve acelerar no curto prazo.

Inflação

A expectativa mediana de inflação dos consumidores brasileiros para os próximos 12 meses subiu 0,4 ponto percentual em setembro para 4,7%, encerrando a tendência de queda iniciada em maio desse ano. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve redução de 0,4 ponto percentual.

“Após atingir o menor valor da série no mês anterior, a expectativa de inflação mediana dos consumidores voltou a subir em setembro em todas as faixas de renda. Apesar da estabilidade dos preços de alguns bens e serviços, o aumento persistente dos itens de alimentação no domicílio pode estar influenciando as expectativas principalmente nos consumidores de renda mais baixa. Para os próximos meses, é possível que a mediana se distancie cada vez mais do mínimo, considerando as constantes revisões nas projeções de mercado e a possibilidade dos preços dos alimentos seguirem pressionados”, afirma Renata de Mello Franco, Economista da FGV IBRE.

Em setembro, 54,4% dos consumidores projetaram valores abaixo da meta de inflação para 2020 (4,0%), 3,1% abaixo do que no mês anterior, enquanto a proporção de consumidores projetando acima do limite superior da meta de inflação para 2020 (5,5%) cresceu 2,5 pontos percentuais (p.p.), de 28,3% para 30,8%, encerrando tendência de queda iniciada em maio de 2020.

Covid-19

O Brasil registrou nesta segunda-feira 377 novos óbitos em decorrência da Covid-19, o que eleva o total de mortes pela doença no país a 137.272, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Também foram notificados 13.439 novos casos da doença provocada pelo coronavírus, com o total de infecções confirmadas no país atingindo 4.558.068. As contagens diárias tendem a ser mais baixas às segundas em função de um represamento de testes nos finais de semana.

Na última semana epidemiológica, o número de óbitos por Covid-19 no Brasil avançou pela primeira vez em três semanas, enquanto a contagem de casos também aumentou em relação à semana anterior.

O Brasil é o segundo país com maior número de mortes por coronavírus no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e o terceiro em casos, abaixo dos EUA e da Índia.

Bolsonaro na ONU

Assim como em 2019, quando discursou pela primeira vez na ONU, Bolsonaro deve falar sobre a Amazônia e as políticas ambientais do seu governo na abertura da 75ª Assembleia Geral da ONU, que este ano será realizada de forma virtual devido à pandemia de Covid-19. Bolsonaro enviou uma declaração gravada.

“O presidente vai tocar na Amazônia. A princípio vai mostrar aquilo que estamos fazendo. Temos ainda a criação do Conselho [da Amazônia], a criação da operação Verde Brasil 2, um esforço do governo em combater as ilegalidades, o que não é simples, não é fácil e elas continuam a ocorrer, infelizmente”, afirmou a jornalistas, nesta segunda-feira (21), em Brasília, o vice-presidente Hamilton Mourão. Ele coordena as ações do governo brasileiro no combate ao desmatamento e às queimadas na Amazônia.

Outro ponto a ser abordado no discurso de Bolsonaro será a pandemia do novo coronavírus. O presidente deve reiterar sua posição de que as consequências econômicas da crise devem ser tratadas com a mesma prioridade das questões de saúde.

- Cenário Externo

EUA

O chair do Federal Reserve, Jerome Powell, fará nesta terça-feira a primeira de três aparições no Capitólio esta semana para responder às perguntas e preocupações dos parlamentares sobre as medidas de emergência que o banco central dos Estados Unidos adotou para conter o impacto à economia da pandemia de coronavírus.

Powell-- que estará acompanhado do secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, nesta terça-feira e novamente na quinta-- deve ouvir um sermão dos parlamentares preocupados que tem havido implementação limitada até agora de alguns dos programas desenhados para ajudar pequenas empresas e de que outras ações do Fed provocaram um rali no mercado acionário que exacerbou a desigualdade econômica.

A audiência desta terça-feira, seis semanas antes da eleição presidencial, será diante do Comitê de Serviços Financeiros da Cãmara presidido pela democrata Maxine Waters, da Califórnia.

BOLSAS INTERNACIONAIS

Em TÓQUIO, o índice Nikkei permaneceu fechado. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,98%, a 23.716 pontos.Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 1,29%, a 3.274 pontos. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 1,19%, a 4.635 pontos.

Os mercados europeus têm um dia de recuperação. O DAX, de Frankfurt, soma 1,06% aos 12.675 pontos, com o FTSE, de Londres, avançando 0,56% aos 5.837 pontos. Já em Paris, o CAC sobe 0,69% aos 4.824 pontos.

COMMODITIES

A jornada desta terça-feira foi marcada por um movimento negativo para os preços dos contratos futuros do minério de ferro, que são negociados na bolsa de mercadorias da cidade de Dalian, na China. O ativo com o maior volume de operações, com data de vencimento para janeiro do próximo calendário, perdeu 2,03% para 772,50 iuanes por tonelada, o que representa perdas de 16,00 iuanes em relação aos 788,50 iuanes de liquidação da véspera.

No mesmo sentido, o fechamento da semana de negócios teve como principal característica as quedas nas cotações dos papéis futuros do vergalhão de aço, que são transacionados na também chinesa bolsa de mercadorias de Xangai. O contrato com mais liquidez, com entrega para o mês de janeiro de 2021, recuou 16 iuanes para 3.537 iuanes por tonelada, enquanto que o de outubro deste ano, cedeu 14 iuanes para 3.614 iuanes para cada tonelada.

MERCADO CORPORATIVO

- Petrobras (SA:PETR4)

A Petrobras informou que concluiu nesta terça-feira uma oferta de recompra de títulos globais efetuada por sua subsidiária Petrobras Global Finance.

Em comunicado ao mercado, a companhia disse que o volume de principal validamente entregue pelos investidores na oferta, excluídos juros capitalizados e não pagos, foi de cerca de 3,5 bilhões de dólares, com taxas de câmbio de 1,1828 dólar por euro e 1,2975 dólar por libra.

O montante total pago a esses investidores foi de cerca de 3,975 bilhões de dólares, considerando os preços ofertados pela Petrobras e excluindo os juros capitalizados até a data de liquidação, conforme o caso, disse a companhia

Repar

A Petrobras vai promover uma nova rodada de ofertas vinculantes pela Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná, após receber duas propostas com valores próximos, informou a empresa nesta segunda-feira.

A manifestação da companhia ocorre em momento em que os processos de vendas de refinarias pela empresa passam por julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF).

Uma decisão contrária do Supremo pode suspender o processo de comercialização de todas as oito refinarias que a Petrobras pretende se desfazer como parte dos seus esforços para quebrar seu quase monopólio no refino do país.

A estatal disse em comunicado que a etapa vinculante do processo de venda do ativo possui participação da Ultrapar (SA:UGPA3), de um consórcio liderado pela Raízen --joint venture entre Cosan (SA:CSAN3) e Shell-- e da chinesa Sinopec.

Por ser estatal, a Petrobras precisa seguir regras específicas para garantir um processo competitivo, com a realização de novas rodadas de lances em caso de empate técnico.

STF

A Petrobras teve mais dois votos contrários à continuidade de processos em curso para venda de suas refinarias durante julgamento no plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF), proferidos pelos ministros Marco Aurélio Mello e Ricardo Lewandowski, segundo informações do site da corte.

Com isso, o placar do plenário virtual é de 3 a 0 pela paralisação dos processos de venda, após o ministro Edson Fachin ter iniciado na sexta-feira a análise do caso com um voto contrário às intenções da Petrobras.

O STF deverá decidir até 25 de setembro sobre a negociação das refinarias, após pedido das Mesas da Câmara dos Deputados, do Senado e do Congresso, que argumentaram que a eventual venda das refinarias iria contra uma decisão anterior da própria corte no ano passado, segundo a qual seria necessário aval do Congresso para a venda de ativos de uma empresa-matriz.

O julgamento ocorre enquanto a estatal tem conversas em andamento sobre a venda de suas unidades de refino na Bahia e no Paraná, com planos de se desfazer no total de oito refinarias em meio a seu programa de desinvestimentos.

- Totvs (SA:TOTS3), Linx (SA:LINX3) e Stone (NASDAQ:STNE)

A Totvs anunciou nesta segunda-feira, 21, que através de seus assessores jurídicos foi informada que os conselheiros independentes da Linx não irão firmar o protocolo de incorporação com a empresa por entenderem que tal assinatura feriria o acordo celebrado com a Stone Participações. Em comunicado ao mercado, a Totvs afirma considerar a decisão "equivocada".

Aliado a isso, a empresa afirma ainda que "não houve evolução relevante da análise, pelo comitê especial independente constituído pelo conselho de administração da Linx, da proposta de combinação de negócios apresentada pela Totvs". Na visão da Totvs, até esse momento, sua percepção é de que, independentemente dos motivos, o comitê tem demonstrado somente disposição para retardar, ou mesmo impedir, a apreciação de sua proposta pela assembleia de acionistas da Linx, para assim forçar esses acionistas a deliberar sobre uma única proposta, a da Stone.

Segundo a Totvs, tal posicionamento não tem suporte nem mesmo no acordo de associação celebrado entre a Linx e a Stone, que em seu item 7.2 prevê que, eventual recomendação de aprovação de proposta de operação concorrente pelo conselho de administração da Linx não constitui violação à exclusividade assumida naquele mesmo acordo".

- Sanepar (SA:SAPR11)

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) comunicou que prorrogará por mais 90 dias a cobrança de contas de água e esgoto para clientes cadastrados na Tarifa Social, com o objetivo, segundo a empresa, de minimizar os impactos à população causados pela pandemia de covid-19.

Em junho de 2020, a Sanepar já havia feito comunicado semelhante, prorrogando cobranças, quando afirmou que a forma de equacionamento desse adiamento seguirá as suas regras comerciais, inclusive com a possibilidade de parcelamento pelos clientes. O valor mensal faturado na categoria Tarifa Social é da ordem de R$ 2,8 milhões ao mês.

- Embraer (SA:EMBR3)

A Embraer assinou acordo com o Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio de São Paulo (Sintec-SP) para extensão de benefícios a profissionais que tiveram os contratos rescindidos no último dia 3.

Em nota, a fabricante informa que todos os profissionais ligados a essa entidade terão garantidos o plano de saúde familiar e vale-alimentação de R$ 450 até junho de 2021. Os profissionais terão também preferência em eventuais recontratações

- Açúcar

Os Estados Unidos informaram que o Brasil terá uma cota preferencial adicional de 80 mil toneladas para exportar açúcar aos norte-americanos, como contrapartida a recentes negociações entre os dois países que envolveram a extensão de uma cota para importação de etanol livre de taxa que beneficia os EUA, disse o presidente Jair Bolsonaro em sua conta no Twitter.

Com isso, a cota para o açúcar brasileiro nos EUA passa de 230 mil para 310 mil toneladas e, por lei, beneficiará exclusivamente os produtores do Nordeste, conforme a postagem.

O volume liberado por ano para o Brasil --dentro de sistema de cotas dos EUA que prevê tarifas reduzidas ou isenção tarifária-- não chega a 10% do que o país, maior produtor global, tem exportado por mês.

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) e o Fórum Nacional Sucroenergético (FNS) disseram em nota conjunta que o anúncio feito nesta segunda-feira se trata de um procedimento normal adotado pelos EUA nos últimos anos, “sem representar qualquer avanço estrutural para um maior acesso do açúcar brasileiro àquele país”.

AGENDA DE AUTORIDADES

- Jair Bolsonaro

O presidente da República começa a terça-feira se reunindo com os ministros Braga Netto (Casa Civil) e Jorge Antonio de Oliveira (Secretaria-Geral). Em seguida, junto com os ministros, recebe os senadores Fernando Bezerra Coelho, Líder do Governo no Senado Federal; Eduardo Gomes (MDB/TO), Líder do Governo no Congresso Nacional; Marcio Bittar (MDB/AC), Vice-líder do Governo no Congresso Nacional; e o deputado Ricardo Barros (PP/PR), Líder do Governo na Câmara dos Deputados.

Ainda pela manhã, tem encontro com Rubem Novaes, presidente do Banco do Brasil (SA:BBAS3) e depois com os ministros Milton Ribeiro (Educação) e Jorge Antonio de Oliveira.

Na parte da tarde, tem reunião com o presidente da Telebrás, Waldemar Gonçalves Ortunho Junior, fechando o dia recebendo o ministro Ramos e os deputados Lucio Mosquini (MDB/RO), Vice-líder do MDB e Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC), Vice-Líder do Governo no Congresso Nacional.

- Paulo Guedes

- Reunião com o secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Roberto Fendt;

- Videoconferência com o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva.

(Com contribuição de Reuters, Estadão Conteúdo e Agência Brasil)