Aquisição da Medical deve gerar alta nas ações da Hapvida no curto prazo
04 dezembro 2019 - 13h23Por Eduardo Guimaraes
A Hapvida (HAPV3) anunciou na terça-feira (03) a aquisição de 100% da Medical por 294 milhões de reais. A Medical é uma operadora de planos de saúde e de hospitais com sede em Limeira, interior de São Paulo.A negociação com a Medical tinha sido iniciada pelo Grupo São Francisco, adquirido em maio desse ano pela Hapvida por R$ 5 bilhões, e foi finalizado agora mostrando o início das sinergias entre as operações da Hapvida com a São Francisco.A aquisição será paga à vista. Parte dos recursos vai para uma conta específica, que servirá para ajustar eventuais diferenças nos ativos e nos passivos do Grupo Medical. A aquisição precisa ser aprovada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).A aquisição, apesar de pequena, deve ser positiva para ações da Hapvida no curto prazo, por estar em linha com os planos apresentados pela companhia.O Grupo Medical conta com 80 mil vidas e um hospital de 100 leitos na região de Limeira, interior de São Paulo. A região possui cerca de 1,75 milhão de habitantes. A empresa encerrou 2018 com receita de aproximadamente R$ 180 milhões e lucro de R$ 748 mil. O preço de aquisição (EV/Vida) de R$ 3.687 está em linha com outras aquisições realizadas pelo grupo.A Hapvida já tem presença em Limeira por meio do Grupo São Francisco que atende 60 mil vidas na região. A sinistralidade, que simplificando é a utilização dos planos de saúde pelos usuários, da Medical gira na casa dos 80%, bem superior aos 60% registrados pela Hapvida e pela São Francisco.Os custos maiores da Medical são explicados por dois motivos. O primeiro é que parte relevante dos usuários não se interna no hospital próprio. O segundo é que, pela Medical ser uma cooperativa, os médicos são estimulados a solicitar vários procedimentos para os pacientes, pois isso eleva os ganhos da cooperativa, que são distribuídos entre os médicos.A aquisição reforça a presença da Hapvida no estado de São Paulo e vai ao encontro de sua estratégia expandir sua presença nas regiões onde não é líder por meio de aquisições, nas regiões aonde não tem liderança.