A greve dos metroviários de São Paulo prevista para esta quarta-feira (13) foi cancelada após assembleia realizada na noite de terça (12). Em votação com 1.500 trabalhadores presentes, a categoria decidiu aceitar a proposta apresentada pelo Metrô e suspender a paralisação. As linhas do sistema operam normalmente nesta quarta.

Como a decisão foi tomada

A assembleia dos metroviários ocorreu na noite de terça-feira, 12 de maio. Os trabalhadores avaliaram a contraproposta da companhia estatal e, por maioria de votos, optaram por encerrar o movimento grevista antes mesmo de ele se iniciar.

A decisão evita impacto direto na mobilidade de milhões de usuários que dependem do metrô paulistano diariamente. Em dias de paralisação total, o sistema costuma deixar mais de 3 milhões de passageiros sem serviço.

Contexto da negociação

A ameaça de greve envolvia demandas salariais e de condições de trabalho. A proposta aceita pelos trabalhadores ainda não teve seus termos detalhados publicamente pela direção do Metrô ou pelo sindicato da categoria.

Para acompanhar os desdobramentos sobre política e relações trabalhistas no Brasil, acesse a editoria de Política da SpaceMoney.

Operação nesta quarta

Todas as linhas do Metrô de São Paulo funcionam em horário e frequência normais nesta quarta-feira (13). Passageiros não enfrentam alterações no serviço em razão do movimento que foi suspenso.