sexta, 19 de abril de 2024
Novidade

Fundos de investimento poderão atuar como formadores de mercado na B3

O formador de mercado é uma instituição cadastrada na B3 que se compromete a manter ofertas de compra e venda de forma regular e contínua durante a sessão de negociação, fomentando a liquidez dos valores mobiliários

03 dezembro 2021 - 12h37Por Redação Spacemoney

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) autorizou os fundos de investimento a atuarem como formadores de mercado na B3, a bolsa brasileira.

Para que os programas sejam abertos aos fundos, a B3 terá que adaptar seus Regulamentos e Manuais. Após realizadas todas as adequações regulatórias, a bolsa deverá abrir vagas para que fundos se credenciem nos programas disponíveis atualmente apenas para corretoras, bancos e não-residentes.

“Atualmente, a indústria de fundos é uma das principais provedoras autônomas de liquidez em diversos ativos do mercado de capitais. Essa decisão dá a possibilidade de que os fundos em geral, além de colaborarem com a liquidez de mercado, também possam usufruir de benefícios concedidos pela B3 aos formadores de mercado”, afirma Luís Kondic, diretor-executivo de Produtos e Dados da B3.

O formador de mercado é uma instituição cadastrada na B3 que se compromete a manter ofertas de compra e venda de forma regular e contínua durante a sessão de negociação, fomentando a liquidez dos valores mobiliários, facilitando os negócios e mitigando movimentos artificiais nos preços dos produtos.