sexta, 29 de março de 2024
Internacional

Fique por dentro das principais notícias dos mercados desta sexta-feira (3)

Novos detalhes sobre a variante Ômicron, Payroll, preços de petróleo, PEC dos Precatórios e mais

03 dezembro 2021 - 09h20Por Investing.com

Por Geoffrey Smith e Ana Beatriz Bartolo, da Investing.com - Mais detalhes surgiram sobre a variante Ômicron do Covid-19 na África do Sul, e eles não são encorajadores.

O relatório do mercado de trabalho dos EUA deve mostrar outro forte aumento no emprego no mês passado.

O petróleo se recuperou acentuadamente à medida que a OPEP e a Rússia mantém seus dedos pairando sobre o botão de 'pausa' com relação a futuros aumentos de produção.

PEC dos Precatórios passa no Senado, mas tem que voltar para a Câmara, e Arthur Lira não está feliz com isso.

Aqui está o que você precisa saber sobre os mercados financeiros na sexta-feira, 3 de dezembro:

1. Fim da novela dos Precatórios ou novo capítulo?

O Senado Federal aprovou a PEC dos Precatórios por 64 votos a 13 no primeiro turno e por 61 a 10 no segundo turno, após dezenas de alterações no texto.

Por causa das mudanças, o projeto deve voltar para a Câmara dos Deputados e há dúvidas sobre o possível desmembramento da PEC e o momento em que ocorrerá a promulgação dos seus trechos mais importantes.

Os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), devem discutir hoje sobre o tratamento que o texto receberá daqui em diante.

Lira teria ficado incomodado com a quantidade de alterações na PEC e com a pressão para que a Câmara aceitasse o novo texto imediatamente.

Por se tratar de uma emenda à Constituição, a promulgação da PEC só ocorre quando as duas casas do Congresso concordam com um texto.

“Até que os textos sejam iguais, a PEC continuará sendo votada”, afirmou Lira. O presidente da Câmara ainda deu a entender que o novo texto só seria votado no plenário em fevereiro do próximo ano, já que o regimento interno obriga que a PEC seja avaliada pela CCJ e por uma comissão especial.

2. Ômicron se espalha para atingir os jovens

Temores de que a variante ômicron do Covid-19 venha a se provar mais infecciosa do que as anteriores começaram a se acumular, com dados da África do Sul, onde o ômicron foi identificado pela primeira vez, apontando para um novo desenvolvimento potencialmente nefasto.

A taxa de novas infecções e hospitalizações em todo o país está aumentando mais rapidamente do que nas ondas anteriores da pandemia. A média de sete dias para novas infecções subiu de menos de 600 há duas semanas para mais de 5.000 na quinta-feira.

"Dados preliminares sugerem que o Omicron é mais transmissível e tem alguma evasão imunológica", disse Michelle Groome, chefe do Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis da África do Sul.

Além disso, a especialista em saúde pública do NICD Wassila Jassat teria dito que a última onda da doença atingiu todas as faixas etárias, particularmente crianças menores de cinco anos.

Se esse padrão se mantiver, representará uma mudança significativa em relação às ondas anteriores de Covid-19, que atingiram os idosos de forma desproporcional.

3. Relatório de empregos nos EUA

É anterior à descoberta da variante Ômicron, mas o relatório de empregos dos EUA às 10h30 ainda irá trazer um sinal muito forte sobre a saúde do mercado de trabalho dos EUA.

Os analistas esperam que a economia dos EUA tenha adicionado 550.000 novos empregos não agrícolas no mês até meados de novembro, ante 531.000 no mês anterior.

Tanto a pesquisa ADP quanto os números dos pedidos de seguro-desemprego das últimas duas semanas revelaram-se mais fortes do que o esperado, sugerindo que o potencial para uma surpresa é inclinado para o lado positivo.

4. Mercado de ações norte-americano

As ações dos EUA devem abrir em baixa antes da divulgação do mercado de trabalho, já que as notícias da África do Sul pesaram sobre o humor.

Por volta das 08h58, os futuros da S&P 500 caíam 0,14%, enquanto os da Nasdaq 100 e da Dow Jones recuavam 0,11% e 0,13%, respectivamente.

Sugestões de que uma nova onda de Covid-19 poderia interromper os planos do Federal Reserve de apertar a política monetária foram rebatidas pelo governador Randall Quarles e pela presidente do Fed de Cleveland, Loretta Mester, nas últimas 24 horas.

Essa última dizendo ao Financial Times que uma doença mais transmissível poderia dissuadir as pessoas de reingressar na força de trabalho, colocando ainda mais pressão ascendente sobre os salários.

As ações que provavelmente estarão em foco mais tarde incluem DocuSign (NASDAQ:DOCU), que despencou no pré-mercado após emitir orientações decepcionantes. A Ulta Beauty (NASDAQ:ULTA), que relatou resultados mais sólidos, está subindo no pré-mercado.

5. O petróleo se recupera após sinais diferenciados da OPEP +

Os preços do petróleo bruto aumentaram acentuadamente, um dia depois que a OPEP e seus aliados disseram que se reservariam ao direito de descartar um aumento de produção planejado para janeiro a qualquer momento.

A mudança do bloco foi um esforço para pesar a força óbvia da demanda atual de petróleo contra o risco de um possível revés com as novas restrições de mobilidade conforme a variante ômicron se espalha pelo mundo.

Os consultores FGE estimam que as novas restrições da Alemanha por si só poderiam atingir a demanda por produtos refinados em 200.000 barris por dia.

Por 09h01, os futuros de petróleo nos EUA  avançavam 2,77%, a US$ 68,34, enquanto os de Brent subiam 2,73%, a US$ 71,57 o barril.