quinta, 18 de abril de 2024
Internacional

Fique por dentro das principais notícias dos mercados desta segunda-feira (18)

Aqui está o que você precisa saber sobre os mercados financeiros hoje

18 outubro 2021 - 08h40Por Investing.com

Por Geoffrey Smith e Ana Beatriz Bartolo, da Investing.com - A leitura do relatório da CPI da Covid foi adiada.

A economia da China desacelerou mais acentuadamente no terceiro trimestre do que o esperado, com a indústria em particular ao final do trimestre com uma nota fraca.

Os dados da produção industrial dos EUA para setembro devem ser divulgados posteriormente.

Os títulos do Reino Unido caíram quando o Banco da Inglaterra deu seu aviso mais claro de um aumento iminente das taxas de juros, enquanto até o BCE levantou uma sobrancelha com os sinais de expectativas de preços em alta.

Bitcoin se aproximava de um recorde histórico.

Aqui está o que você precisa saber sobre os mercados financeiros na segunda-feira, 18 de outubro:

1. Fases finais da CPI da Covid

A leitura do relatório final da CPI da Covid foi adiada para quarta-feira, 20, por causa de discordâncias entre os membros da comissão e de vazamentos do texto durante o fim de semana.

A votação do parecer também foi postergada para a próxima semana.

Senadores do grupo G7, que reúne a maioria da CPI e não tem ligação com o governo, estão em um impasse sobre incluir a acusação contra o presidente Jair Bolsonaro de genocídio da população indígena e também sobre indiciar o senador Flavio Bolsonaro (Patriota-RJ) por “advocacia administrativa”, ou seja, por patrocinar interesse privado por levar o presidente da Precisa Medicamentos para um encontro no BNDES.

O relatório deve indicar o presidente Bolsonaro em pelo menos onze crimes, entre eles homicídio por omissão.

Outros 60 nomes também devem ser sugeridos, segundo uma versão preliminar do texto obtida pelo O Globo, entre eles, três ministros e os três filhos mais velhos de Jair Bolsonaro.

2. Desaceleração do crescimento da China

A economia chinesa desacelerou mais do que o esperado no terceiro trimestre, conforme uma onda de bloqueios relacionados à Covid interrompeu a atividade em setores-chave e a Evergrande e outras construtoras superalavancadas dificultaram o cenário.

O crescimento anual do produto interno bruto desacelerou para apenas 4,9% de 7,9% nos três meses até junho, conforme as vendas de casas em queda e as condições de crédito mais restritivas atingiram o setor imobiliário e as regulamentações de poluição forçaram um fechamento mais amplo da indústria intensiva em energia.

Enquanto isso, os bloqueios deprimiram as vendas no varejo, apesar de uma recuperação em setembro, quando as medidas foram suspensas.

Em termos trimestrais em cadeia, a economia cresceu apenas 0,2%, menos do que os 0,5% esperados, com a produção industrial enfraquecendo drasticamente no final do trimestre devido a um agravamento do equilíbrio do mercado de energia.

3. Bitcoin chega ao ponto mais alto

O Bitcoin se aproximou de um novo recorde histórico, ao atingir $ 62.634 durante a noite, ainda apoiado pelas expectativas de que a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA aprovará formalmente pelo menos duas ofertas de fundos negociados em bolsa exposição à moeda digital.

Tal medida expandiria instantaneamente o acesso de investidores de varejo e institucionais aos movimentos do Bitcoin, embora não afetasse imediatamente a adoção do ativo digital como meio de pagamento, tendo em vista que ambos os fundos em consideração - lastreados pela Invesco e Proshares - baseiam-se em futuros de Bitcoin liquidados em dinheiro que já são negociados na Chicago Mercantile Exchange, em vez do próprio Bitcoin.

O ProShares Bitcoin Strategy ETF (NYSE: BITO) tem esta segunda-feira (18) como data de listagem na Bolsa de Valores de Nova York, mas isso não significa necessariamente que a negociação começará hoje.

4. Previsões para o mercado americano 

Os mercados de ações dos EUA devem abrir a semana com cautela, tanto em resposta aos dados chineses quanto de olho na enxurrada de lucros trimestrais que acontecerá esta semana.

Dito isso, a semana começa relativamente tranquila com a rede de supermercados Albertson’s e os bancos State Street (NYSE:STT) e Zions na ponta de uma pequena lista de relatórios de empresas.

Da noite para o dia, os dispositivos médicos holandeses Philips se tornaram a mais recente blue-chip a revisar para baixo sua orientação devido à escassez de semicondutores e problemas de transporte.

O calendário de dados, entretanto, tem apenas o NAHB índice do mercado imobiliário e produção industrial de setembro.

Às 8:18, os futuros da Dow Jones recuavam 0,25%, enquanto os da Nasdaq 100 e da S&P 500 caíam 0,29% e 0,26%, respectivamente. 

5. Bailey sinaliza aumento da taxa de BoE de curto prazo

O mercado de futuros de taxas de juros europeu se contraiu depois que o governador do Banco da Itália Ignazio Visco - que não faz parte do grupo de membros mais agressivos do Banco Central Europeu - reconheceu que as expectativas de inflação estavam mais altas do que o BCE gostaria.

Os futuros de taxas de juros de curto prazo do euro aumentaram com os comentários sobre as crescentes especulações de que o BCE terá de seguir relutantemente outros bancos centrais para começar a remover o estímulo.

Houve mais ação nas taxas de juros do Reino Unido depois que o governador do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, deu seu aviso mais claro até agora de um aumento iminente das taxas de juros.

Bailey disse a uma audiência de banqueiros centrais que o Banco "terá de agir" para garantir que as expectativas de inflação não "baixem da âncora".

Sensível à taxa de juros, os rendimentos das notas de dois anos do Reino Unido aumentaram 13,0 pontos-base, enquanto os rendimentos dos títulos do governo de dez anos do Reino Unido aumentaram 7,0 pontos-base, para 1,17%.