sexta, 19 de abril de 2024
Economia

Fed não altera taxa de juros nos EUA e estabelece plano para redução do balanço

O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed) mantém a taxa de juros no intervalo entre 0-0,25% após reunião de dois dias

26 janeiro 2022 - 16h08Por Investing.com

Por Leandro Manzoni, da Investing.com - O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed) mantém a taxa de juros no intervalo entre 0-0,25% após reunião de dois dias de política monetária.

O comunicado publicado após a decisão informa que a taxa de juros será elevada em breve, além de continuar o ritmo redução do tamanho dos estímulos monetários, com o fim da retirada programada para início de março.

Redução do balanço do Fed

Além disso, o colegiado estabelece um plano para o início da redução "significativa" do balanço do Fed, atualmente em aproximadamente US$ 9 trilhões. O balanço subiu exponencialmente após a adoção dos estímulos monetários em março de 2020, quando eclodiu a crise do coronavírus.

"O comitê avalia que mudanças do intervalo do alvo da taxa dos fed funds leva a um ajuste da política monetária", cita o documento publicado separado ao comunicado para informar a redução do balanço.

"O comitê espera que a redução do tamanho do balanço do Federal Reserve inicie após o começo do processo de alta de juros", diz o documento. O Fed condiciona a redução do balanço desde que atenda as metas de política monetária: o máximo emprego e estabilidade de preços. Além disso, o plano é manter no longo prazo primariamente títulos do Tesouro dos EUA no Sistema de Contas de Mercado Aberto (SOMA, na sigla em inglês), diminuindo a participação do Fed na alocação de crédito em outros setores da economia.

Comunicado

O colegiado avalia que os indicadores de atividade econômica e de emprego continuam se fortalecendo. Mas, ressalta que os setores prejudicados pela pandemia e que estavam se recuperando são afetados pela recente disseminação da variante ômicron da Covid-19.

O comunicado aponta, mesmo assim, fortalecimento do mercado de trabalho e redução da taxa de desemprego, embora gargalos no abastecimento junto com a reabertura econômica esteja pressionando o nível de preços.

A taxa de desemprego dos EUA ficou em 3,9% em dezembro, enquanto a inflação anual no mês passado subiu 7%, maior alta desde de dezembro de 1982.