terça, 23 de abril de 2024
Black friday

Eletroeletrônicos lideram buscas dos consumidores antes da Black Friday

24 novembro 2020 - 14h23Por Redação SpaceMoney

Celulares e eletrodomésticos representam 68% dos produtos buscados pelos brasileiros na internet nos dias que antecedem mais uma edição da Black Friday, em 27 de novembro. O levantamento, encomendado pelo Google, mostrou que os eletroeletrônicos dominam as buscas: quando somadas as pesquisas por itens de informática, a categoria atinge a marca dos 96%. 

O estudo, feito pela consultoria Provokers, ouviu 1.500 pessoas de todo o Brasil ao longo do mês de setembro e apontou que o cuidado com a saúde e beleza também está na mira do consumidor. Entre os itens, os produtos de beleza atraem 37% dos entrevistados, enquanto os de farmácia ficam com 31%. O destaque vai para as vitaminas e suplementos, presentes em cerca de 30% das respostas, e itens de maquiagem, em 25%.

Os dados mostram ainda que a Black Friday registrará uma mudança nos hábitos de consumo dos brasileiros provocada pela pandemia de covid-19. Cerca de 40% dos consumidores pretendem fazer compras apenas pela internet. 

Essa tendência já havia sido revelada em outros levantamentos. Em uma pesquisa feita por Hibou e Score Group, também em setembro, o 62% dos brasileiros declararam que utilizarão as ferramentas online para fazer suas compras de Natal em 2020.

Atenção aos preços e vendedores

Além das perspectivas de vendas e descontos para varejistas e consumidores, a data mais aguardada pelo comércio também ficou marcada por falsas promoções, que já lhe renderam até mesmo o apelido de “Black Fraude”. A Proteste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, pede atenção aos consumidores para a “maquiagem” de preços e falsas promoções promovidas por lojas.

Além disso, a associação cita ainda os perigos das compras online e recomenda a busca nas páginas de vendas por certos itens que podem trazer mais segurança ao consumidor. “Ao comprar em um canal digital, procure se a página oferece um certificado de segurança, além de observar outras informações, como endereço, CNPJ, telefone, e-mail e política de trocas”, orienta a Proteste.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Proteste