quinta, 28 de março de 2024
ações

Eletrobras lidera perdas do Ibovespa diante de resistência para avanço de privatiz

20 setembro 2019 - 11h08Por Investing.com

Investing.com - Nos primeiros negócios da manhã desta sexta-feira na bolsa paulista, as ações da Eletrobras (SA:ELET3) seguiram a tendência de ontem e operam com forte queda e lideram o Ibovespa após o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) afirmar que não há um clima favorável e que o governo não conta com uma base sólida para aprovar a privatização da estatal.

Desta forma, por volta das 10h15, as ações ON (SA:ELET3) recuavam 4,11% a R$ 40,80 e as PNB (SA:ELET6) 4,23% a R$ 42,90. Ontem, as perdas já haviam sido de, respectivamente, 3,81% e de 1,39%.

De acordo com o senador, há resistência entre senadores, principalmente das bancadas do Norte e do Nordeste, e paira a percepção de que seria mais interessante iniciar o processo de privatizações por outras estatais.

“Há esse sentimento: para que vamos começar com esse sentimento se há uma resistência?”, disse o senador em evento em Brasília.

“Então vamos ver o que é possível fazer, e como o governo não tem uma base sólida para defender as suas pautas porque não quis construir, o governo tem que entender que o Senado tem o seu tempo próprio e é isso que vai acontecer diante das privatizações”, afirmou.

No início do mês, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que o governo deve enviar ao Congresso ainda este mês o projeto de lei que garante as bases para a privatização da Eletrobras (SA:ELET3). Segundo ele, o objetivo é aprovar o tema ainda em 2019.

O modelo será semelhante ao proposto no governo Michel Temer, com a venda de ações da companhia no mercado, em um processo chamado de capitalização. A União não acompanhará a oferta e, portanto, terá sua participação diluída

Com Reuters.