quinta, 28 de março de 2024

Destaques: coronavírus na Casa Branca e estímulos econômicos chineses

11 maio 2020 - 09h22Por Investing.com
Por Geoffrey Smith Investing.com - A Casa Branca está sofrendo um mini-surto de Covid-19, que está colocando um amortecedor na abertura do mercado de ações dos EUA. Bancos Centrais da China à Europa discutem a possibilidade de mais medidas de estímulo, enquanto dois discursos do Fed serão examinados em busca de sinalizações de apoio à ideia de que as taxas de juros possam ficar negativas no próximo ano.

Aqui está o que você precisa saber nos mercados financeiros na segunda-feira, 11 de maio.

1. Covid-19 na Casa Branca

O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, perdeu uma reunião com o presidente Donald Trump no fim de semana, mas não está em quarentena e voltará à Casa Branca na segunda-feira, disse Bloomberg, segundo um porta-voz de Pence.

Pence faz testes negativos para o vírus todos os dias desde que sua secretária de imprensa Katie Miller testou positivo na semana passada.

Dois outros membros da força-tarefa da Casa Branca em Covid-19, liderados por Pence, são auto-isolantes, enquanto Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, está em quarentena "modificada", segundo relatos.

A notícia vem depois que um manobrista do presidente Donald Trump também testou positivo para o vírus na semana passada. O cenário é misto: o Reino Unido disse que suas medidas de bloqueio serão um pouco mais relaxadas a partir de quarta-feira, enquanto o parque temático da Disney em Xangai abriu suas portas novamente, mas as curvas de infecção em países da Índia, Rússia e Brasil continuam a subir acentuadamente.

2. China promete mais estímulo; recuperação de vendas de carros

O banco central chinês prometeu políticas "mais poderosas" para combater o efeito econômico da pandemia, indicando que as pressões sobre a segunda maior economia do mundo não estão diminuindo significativamente, apesar das evidências anedóticas que apontam para um retorno gradual ao normal. No entanto, o Banco da China não forneceu muitos detalhes do que essas políticas seriam em um relatório trimestral publicado no domingo.

Havia fortes sinais de autoridades empurrando liquidez para a economia através do sistema bancário em abril. Os novos empréstimos aumentaram 1,7 bilhão de iuans, em comparação com as estimativas de 1,3 bilhões, enquanto a oferta monetária M2 e o financiamento social total, a mais ampla medida de crédito, também aumentaram mais rápido do que o esperado.

A China também registrou seu primeiro aumento ano a ano nas vendas de automóveis em dois anos em abril, com as vendas totais aumentando 5,5%.

3. Ações dos EUA devem abrir em baixa; processo e vendas da Tesla em foco

As ações dos EUA devem abrir predominantemente em baixa na segunda-feira, em meio à inquietação com o mini-surto de coronavírus na Casa Branca, um lembrete desconfortável do risco persistente de infecção à medida que a economia dos EUA se reabre.

Às 08h59 (horário de Brasília), o contrato Dow Jones 30 Futuros caía 249 pontos, ou 1,03%, enquanto o contrato S&P 500 Futuros perdia 1,07% e o {{20|contrato Nasdaq 100}} caía 0,77%.

Uma ação que provavelmente estará em foco na segunda-feira é a Tesla (NASDAQ:TSLA), que está processando o condado de Alameda, na Califórnia, por permissão para reabrir sua única planta de produção nos EUA, em Fremont. O fundador e CEO Elon Musk ameaçou, no fim de semana, mudar a fábrica para o Texas, um movimento que provavelmente envolveria uma interrupção dispendiosa, se temporária, no futuro. Além disso, a Tesla também viu suas vendas do Modelo 3 caírem 64% na China em abril.

4. Balanços do dia

A temporada de balanços está terminando, mas ainda há vários relatórios importantes a serem divulgados ao longo do dia.

A empresa de pagamentos Worldpay (NYSE:WP) e a operadora de celular Sprint Corp (NYSE:S) divulgam seus números do primeiro trimestre antes da abertura, junto com o grupo de hotéis Marriott, a especialista em medicamentos genéricos Mylan, a fabricante de equipamentos esportivos Under Armour e a Coty.

IFF irá divulgar seu balanço após o fechamento da sessão, junto com a proprietária de shoppings Simon Property (NYSE:SPG) e a Tencent Music Entertainment.

5. Discursos de membros do Fed em foco em meio a especulações de taxas negativas

Com a especulação sobre as taxas de juros dos EUA se tornando negativas no próximo ano, talvez haja mais atenção do que o habitual para duas aparições de importantes formuladores de políticas do Federal Reserve no decorrer do dia.

O presidente do Fed de Atlanta Raphael Bostic deve falar às 13h, e seu colega de Chicago Charles Evans falará meia hora depois. Suas intervenções vêm antes da aparição aguardada do presidente do Fed, Jerome Powell, na quarta-feira.

Além do PBoC, dois membros do conselho de governo do Banco Central Europeu - o membro do conselho alemão Isabel Schnabel e o governador do Banco da França François Villeroy de Galhau - discutiram a possibilidade de mais estímulos monetários no fim de semana no bloco monetário.