quinta, 25 de abril de 2024
Recuperação perde força

Confiança do setor de serviços cai pelo 2º mês consecutivo, diz FGV

Em médias móveis trimestrais, o índice também registrou a segunda queda consecutiva, desta vez, ao recuar 0,6 ponto

28 dezembro 2021 - 08h16Por Redação SpaceMoney

Índice de Confiança de Serviços (ICScaiu 1,3 ponto em dezembro, para 95,5 pontos, a segunda queda consecutiva.

Em médias móveis trimestrais, o índice também registrou a segunda queda consecutiva, desta vez, ao recuar 0,6 ponto.

A recuperação da confiança de serviços, que vinha ocorrendo ao longo de 2021, parece perder força no final do ano. Em dezembro, o resultado negativo foi influenciado por uma ligeira piora na demanda no momento e diminuição das expectativas sobre os próximos meses. Apesar do programa de vacinação seguir avançando, o cenário para os próximos meses ainda parece muito incerto, principalmente pelo ambiente macroeconômico mais frágil e a dúvida sobre nova variante“, avaliou Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE.

A queda do ICS, no último mês do ano, foi resultado de uma ligeira piora na avaliação sobre o momento atual e redução das expectativas.

O Índice de Situação Atual (ISA-S) cedeu 0,3 ponto, para 92,5 pontos, a segunda queda consecutiva. O Índice de Expectativas (IE-S) caiu 2,2 pontos, para 98,7 pontos, menor nível desde maio deste ano (92,4 pontos). 

Resultado trimestral

Depois de registrar forte recuperação ao longo do terceiro trimestre, a confiança de serviços trimestral voltou a cair.

A média deste trimestre ficou 1,1 ponto abaixo da média do trimestre imediatamente anterior, e mostra que a recuperação do setor parece perder força no final de 2021.

Apesar da queda trimestral, o segmento de serviços prestados às famílias ainda conseguiu se destacar, e subiu 3,8 pontos. Depois de sofrer muito ao longo de 2020, esse segmento consolida sua recuperação, ainda que em menor ritmo.