quinta, 18 de abril de 2024
carteira renda fixa Capital

Capital Research mantém composição da carteira de renda fixa para novembro

05 novembro 2020 - 10h01Por Redação SpaceMoney

A Capital Research manteve a composição de sua carteira de renda fixa para novembro de 2020 com apenas uma troca de origem técnica. É o que indica um relatório divulgado pela casa de análise em 30 de outubro.

De acordo com o relatório, outubro foi marcado pela volatilidade nos mercados, principalmente na segunda metade do mês. A recuperação que foi observada em seu início foi revertida com perdas nos índices internacionais e nacional ao final do período. A carteira da Capital Research terminou o mês com rentabilidade negativa de 0,2%. No acumulado, desde outubro de 2019, o rendimento ficou em 2,2%.

A casa de análises ressalta que o mercado continuou voltando suas atenções para movimentos externos, como a aprovação de um novo pacote de estímulos nos EUA e a chegada das eleições norte-americanas. Além disso, as preocupações com uma segunda onda de covid-19 e perspectivas de um novo lockdown na Europa preocupam os investidores.

Já no cenário interno, preocupações com gastos fiscais seguiram em destaque. Não existiram avanços significativos para as reformas econômica e fiscal brasileiras. A inflação, que, puxada pelo preço dos alimentos, voltou a crescer, também foi destaque no país.

A Capital recomenda ao investidor que sua carteira tenha sempre aplicações em renda fixa com percentuais recomendados por seu portfólio geral que estejam de acordo com o perfil de risco de cada um. O restante da carteira deve apresentar alocação em ativos diversificados.

Conheça os ativos da carteira

Tesouro Selic 2025: A Capital aloca 45% de seu portfólio neste título pós-fixado, considerado o investimento mais seguro do Brasil. Com rentabilidade muito próxima à taxa Selic e possibilidade de resgate diário, seu modelo de atuação é parecido com a poupança; porém, mesmo com a tributação que não existe na poupança, o Tesouro Selic oferece maior rentabilidade.

Tesouro prefixado 2023: com taxa de juros definida no momento da aplicação, este é o título com mais risco emitido pelo governo. A casa de análises aloca 30% de sua carteira no Tesouro prefixado e ressalta que, mesmo que o investimento seja mantido até o vencimento, a rentabilidade depende da inflação do período. Caso esta acelere e ultrapasse a taxa prefixada do título, a rentabilidade pode ser inferior e o investidor perderá poder de compra.

Tesouro IPCA+ 2035: outro investimento considerado seguro, este título representa 15% da carteira da Capital Research. O Tesouro IPCA+ rende ao investidor uma taxa de juros definida na aplicação mais a inflação do período em que o dinheiro permanecer aplicado. O documento aponta que, se mantido até o vencimento, este investimento garante rentabilidade acima da inflação; em caso de resgate antecipado, a rentabilidade depende das condições de mercado no momento.

LCA Banco ABC: O documento considera que o risco de crédito do Banco ABC é um dos menores entre o setor de médios brasileiros e recomenda a alocação de 5% nesta LCA, que vence em 2022. A aplicação paga 114% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário) e, por ter isenção do Imposto de Renda (IR), equivale a um título que rende 134% da taxa.

LCA Banco Daycoval: a segunda LCA do portfólio da Capital também é de um banco considerado de baixo risco pela casa de análises. Com vencimento em 2022 e rendimento de 112,5% do CDI, esse título também é isento de IR e, por esse motivo, equivale a títulos isentos que pagam 132% da taxa. O relatório, que recomenda que ele ocupe 5% do portfólio, aponta que LCAs são títulos sem liquidez; portanto, o resgate anterior ao vencimento é dificultoso ao investidor, que provavelmente precisará negociar descontos a possíveis compradores e terá sua rentabilidade impactada.

Veja os fatores que influenciam os mercados hoje