sexta, 29 de março de 2024
Política monetária

Banco Central Europeu ficará atento a expectativas de inflação e salários, diz Lagarde

Presidente do BCE acrescentou que ainda espera que "atritos" sejam transitórios, e repetiu a postura do banco de que o salto da inflação vai arrefecer no próximo ano

05 outubro 2021 - 14h22Por Reuters
Christine Lagarde, presidente do Banco Central EuropeuChristine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu - Crédito: Reuters/Kai Pfaffenbach/File Photo

Por Reuters - O Banco Central Europeu está observando de perto os acontecimentos em relação aos salários e as expectativas de inflação, já que prever a duração dos problemas causados pela reabertura da economia pós-pandemia é difícil, disse a presidente do BCE, Christine Lagarde.

“Não devemos reagir com exagero à escassez de oferta ou alta dos preços de energia, uma vez que nossa política monetária não pode afetar diretamente esse fenômeno”, disse Lagarde em discurso.

“Mas vamos prestar muita atenção aos acontecimentos em relação aos salários e às expectativas de inflação para garantir que as expectativas de inflação estejam ancoradas em 2%”, disse ela.

Lagarde acrescentou que ainda espera que esses “atritos” sejam transitórios, repetindo a postura do banco de que a o salto da inflação vai arrefecer no próximo ano.