sexta, 29 de março de 2024
Fornecimento de chips

AMD sobe após Meta escolher seus chips de data center para o Facebook

Fabricante de chips realizou seu evento Accelerated Data Center Premiere, no qual fez o anúncio

08 novembro 2021 - 18h08Por Investing.com
Mark Zuckerberg apresenta MetaMark Zuckerberg apresenta Meta - Crédito: Facebook

Por Dhirendra Tripathi, da Investing.com – As ações da Advanced Micro Devices (NASDAQ:AMD) subiam 9,9% por volta das 17h50 (horário de Brasília) de segunda-feira (8) após firmar um contrato com a Meta (NASDAQ:FB) (SA:FBOK34), a controladora do Facebook, para fornecer seus chips aos centros de dados do Facebook.

Por aqui, os BDRs da companhia (SA:A1MD34) tinham alta de 11,3%.

A fabricante de chips realizou hoje o seu evento Accelerated Data Center Premiere, no qual fez o anúncio.

A AMD se estabeleceu como uma série concorrente no mercado de chips para data centers, já tendo fechado acordos com o Google Cloud, da Alphabet (NASDAQ:GOOGL) (SA:GOGL34), a Amazon Web Services (NASDAQ:AMZN) (SA:AMZO34) e o Azure, da Microsoft (NASDAQ:MSFT) (SA:MSFT34).

A empresa, que já provou ser um concorrente digno para a Intel (NASDAQ:INTC) (SA:ITLC34), está agora avançando contra rivais maiores, como a Nvidia (NASDAQ:NVDA) (SA:NVDC34), nos mercados de supercomputação.

A empresa anunciou um chip chamado MI200, que é um "acelerador" concebido para agilizar determinadas tarefas, como aprendizagem automática e a IA.

O Oak Ridge National Laboratory, noTennessee, usará o novo chip no "Frontier” seu sistema de supercomputadores, afirmou a AMD.

O novo chip foi projetado para competir com o chip A100 da Nvidia, que, junto com outros chips concebidos para acelerar a IA, ajudou a torná-la a empresa de semicondutores listada em bolsa mais valiosa dos EUA, com um valor de mercado de US$ 765,3 bilhões, mais de quatro vezes os US$ 175,3 bilhões da AMD.