sexta, 19 de abril de 2024
Ações

Ação da StoneCo (STOC31) chega a desabar 10% em NY após prejuízo no 2º tri com problemas em cré

A companhia divulgou na noite da véspera que teve prejuízo ajustado de 150,5 milhões de reais no período, ante lucro de 150,3 milhões um ano antes

31 agosto 2021 - 12h42Por Reuters

Por Paula Arend Laier, da Reuters - As ações da StoneCo (NASDAQ:STNE) (SA:STOC31) chegaram a cair mais de 10% nesta terça-feira, após a empresa de meios de pagamentos reportar prejuízo no segundo trimestre, com uma provisão extra, admitindo ter sido surpreendida com falhas em seu negócio de crédito.

A companhia divulgou na noite da véspera que teve prejuízo ajustado de 150,5 milhões de reais no período, ante lucro de 150,3 milhões um ano antes, enquanto apurou uma baixa de 397,2 milhões de reais ligados a ajustes no valor estimado de crédito a receber.

A StoneCo disse que parou temporariamente de originar novos empréstimos, o que, de acordo com análise do BTG Pactual deve continuar, provocando receitas de crédito quase nulas neste terceiro trimestre.

Com visão de que a StoneCo pode levar mais 3 a 6 meses antes de retomar as operações de empréstimo, os analistas do BTG cortaram as estimativas ligadas a operação de crédito de forma significativa, bem como projeções de lucro de 2021 a 2023.

A recomendação de 'compra' para as ações foi mantida, mas o preço-alvo foi reduzido de 95 para 75 dólares.

O mesmo movimento foi adotado pelo Bank of America, que cortou o preço-alvo dos papéis de 91 para 59 dólares.

Por volta de 11:30, a ação da StoneCo caía 2,79%, a 48,12 dólares, após ter recuado a 44,50 dólares no pior momento (-10,1%), menor cotação intradia desde julho do ano passado.

Analistas do Itaú BBA também afirmaram que os resultados foram muito piores do que esperavam, dado o impacto dos ajustes no produto de crédito.

"Acreditamos que os desafios atuais enfrentados pela empresa podem levantar questões sobre o potencial e o ritmo de crescimento da solução de crédito, um produto que vemos como a chave para a tese da empresa e para o valor justo da ação."

O Itaú BBA reconheceu que o resultado pressiona suas estimativas de forma significa, mas decidiu manter as projeções para a empresa por ora. Os analistas querem entender as perspectivas de crescimento da carteira de crédito e o potencial de rentabilidade, além dos efeitos de curto prazo da mudança na metodologia de contabilização do produto.

O Itaú BBA tem recomendação 'outperform' para StoneCo, com preço-alvo de 95 dólares.